Ligue-se a nós

APEOESP

Governo publica novo decreto sobre adicional de local de exercício (ALE)

Publicado

no

APEOESP cobra da SEDUC o pagamento imediato do ALE em atraso

Sindicato defenderá critérios justos para a continuidade do ALE a partir de janeiro de 2024

 

Sindicato defenderá critérios justos para a continuidade do ALE a partir de janeiro de 2024

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial Decreto 67.771, de 24 de junho de 2023, estabelecendo, excepcionalmente, vigência até 31 de janeiro de 2024 para o pagamento do Adicional de Local de Exercício (ALE), conforme dificuldade de acesso à unidade escolar que “será apurada nos termos dos atos editados pelo Secretário da Educação com fundamento no Decreto nº 52.674, de 29 de janeiro de 2008.”

O decreto 67.771 também altera o artigo 9º dos decretos nº 66.805 e 66.806, ambos de 2 de junho de 2022, que passa a vigorar com a seguinte redação:

“Artigo 9º – Os critérios, indicadores, fórmula e pesos para apuração do Indicador de Vulnerabilidade – QAE a que se referem o artigo 3º e o Anexo I deste decreto serão utilizados para fins de pagamento do Adicional de Local de Exercício – ALE até 31 de janeiro de 2024.

Parágrafo único – A Secretaria da Educação proporá a edição de decreto dispondo sobre os critérios, indicadores, pesos e fórmula para apuração do Indicador de Vulnerabilidade a partir de 1º de fevereiro de 2024, em tipologia que deverá contemplar, necessariamente, a vulnerabilidade e a dificuldade de acesso da unidade escolar.;(NR)”

Esse novo decreto é o instrumento legal que vai permitir o reestabelecimento do pagamento do ALE nos patamares que eram praticados antes da suspensão.

A APEOESP considera inadmissível que até o momento não tenha sido pago o Adicional de Local de Exercício em atraso e exige seu imediato pagamento em folha suplementar.

Também não admitiremos retrocessos neste direito quando da definição dos novos critérios. Ao contrário, lutaremos para que sejam mais justos e se apliquem a todas as escolas em situação de vulnerabilidade e difícil acesso.

 

APEOESP TAMBÉM CONQUISTOU PAGAMENTO DO PISO EM CARAPICUÍBA

 

A APEOESP luta para que o Governo do Estado pague corretamente o piso salarial nacional, aplicando os reajustes no salário-base, com repercussão em toda a carreira, e não como abono complementar. Da mesma maneira atuamos para reivindicar judicialmente o mesmo direito aos professores das redes municipais em todo o estado.

Em Carapicuíba, na Grande São Paulo, a luta da subsede local, bem como ação judicial movida pela APEOESP, conquistaram, respectivamente, a obrigação da prefeitura de entregar documentos que se recusava a entregar e que são fundamentais para que possa ser aferida a regularidade dos gastos com a educação, e liminar determinando o pagamento correto do piso nacional.

Mais uma vitória do nosso sindicato, na defesa de toda a categoria que representa.

ERRATA:

Na página 13 do Boletim APEOESP Informa Urgente nº 59, onde se lê 1 a 18 de agosto, leia-se 1 a 19 de agosto.

 

 

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 60/2023)

 

 

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.