Ligue-se a nós

Polícia

Doze fugas em menos de três dias, Coronavírus seria motivo de pânico entre detentos do semiaberto de Pacaembu

Publicado

no

PACAEMBU – Em menos de três dias, de sábado (21) à segunda-feira (23), o Centro de Progressão Penitenciária – CPP de Pacaembu (sistema semiaberto), registrou 12 fugas de detentos.

Conforme informações obtidas pela reportagem do site e jornal Folha Regional, a primeira fuga teve a evasão de seis detentos e ocorreu no sábado (21).

Já na tarde desta segunda-feira (23), mais um grupo de seis presos fugiu da unidade prisional fazendo com que a Polícia Militar realizasse uma ampla mobilização contando com policiais e viaturas de Pacaembu e região e inclusive o Helicóptero Águia nas buscas que resultaram em quatro detentos recapturados e que foram reinseridos no sistema prisional.

A reportagem da Folha Regional, obteve com exclusividade, a informação de que o motivo pelo qual os detentos estariam se evadindo do semiaberto, estaria relacionado ao medo de contrair o Coronavírus.

Outra informação também obtida de forma extraoficial, revela que outros presos da unidade também planejam fugir nos próximos dias.

Desde o último dia 16, quando o Governo do Estado decretou a suspensão das “saidinhas” e no último final de semana, a proibição temporária de visitas nas penitenciárias após decisão judicial, o sistema prisional da região vive em clima de tensão por parte de detentos e até mesmo funcionários que trabalham nas unidades.

Outro dado importante, diz respeito à superlotação do semiaberto de Pacaembu, onde a capacidade é de 686 presos, porém, está atualmente com 1.850 detentos, segundo contagem realizada nesta segunda-feira (23), 1.164 a mais do que foi projetada.

Nossa reportagem solicitou algumas respostas à Assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração Penitenciária através da Coordenadoria Regional de Unidades Prisional da Região Oeste do Estado (Croeste) e aguarda um posicionamento que será anexado ao conteúdo desta matéria.

Folha Regional, Pacaembu

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.