Ligue-se a nós

Destaque

Emprego formal e informal em SP cresce 5,5% em 2021, aponta Seade

Publicado

no

O número de trabalhadores formais e informais cresceu 5,5% no estado de São Paulo em 2021, segundo dados da Fundação Seade. O levantamento com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, foi apresentado nesta quarta-feira (16) pelo Governador João Doria, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

“A força de trabalho teve um acréscimo de 1,1 milhão de pessoas que estavam sem trabalhar e conseguiram uma ocupação fixa aqui no estado”, afirmou Doria.

“É o maior crescimento da série histórica da chamada taxa de ocupação desde 2012 em São Paulo. Em se tratando de uma circunstância de pandemia e de crise econômica, sem dúvida é uma grande notícia”, acrescentou o Governador

Em 2021, o total de pessoas ocupadas em São Paulo foi estimado em 21,9 milhões, com expansão nos serviços domésticos (9,9%), construção (8,8%), indústria de transformação (7,8%), comércio (7%) e serviços (5,3%). Apenas na agricultura ocorreu redução (-7,8%).

Já o número de desocupados nos 645 municípios de São Paulo mostrou estabilidade, com diminuição da taxa de desocupação passando de 14,1% para 13,4%. Estima-se que 3,4 milhões de pessoas estavam desocupadas em todo o estado no ano passado.

Com esse resultado, a força de trabalho paulista – população economicamente ativa, somando ocupados e desocupados – é estimada em 25,3 milhões de pessoas. Houve aumento de 4,6% entre 2020 e 2021, com acréscimo de 1,1 milhão de pessoas nesse contingente no segundo ano da pandemia da Covid-19.

“São dados muito positivos para São Paulo e fecham o ano de 2021 com uma informação que deve ser comemorada, que marca e consolida a retomada econômica do nosso estado”, declarou Bruno Caetano, Diretor Executivo da Fundação Seade. “Isso representou mais renda, oportunidade de emprego e trabalho para as famílias.”

Raio-x regional

Na Região Metropolitana de São Paulo, o total de ocupados foi estimado em 10,5 milhões de pessoas em 2021, uma expansão de 7,9% em relação ao ano anterior. Houve crescimento de demanda na construção (15,8%), serviços domésticos (14,7%), indústria de transformação (12%), agricultura (9,6%), serviços (7,6%) e comércio (4,9%). Das 773 mil ocupações criadas, 523 mil correspondiam a trabalhadores do mercado formal.

No interior e litoral houve aumento de 3,3% na ocupação, sendo estimado em 11,4 milhões de pessoas em 2021. A taxa subiu no comércio (8,8%), serviços domésticos (6,9%), indústria de transformação (5,1%), construção (3,4%) e nos serviços (2,7%), mas caiu 8,3% na agricultura. Das 362 mil ocupações geradas em 2021, 238 mil correspondiam a vagas formais.

4º trimestre

O estado de São Paulo teve aumento de 954 mil pessoas no número de ocupados no 4º trimestre de 2021, o equivalente a um aumento de 4,3%. Já a taxa de desocupação diminuiu de 13,4% para 11,1% no mesmo período, com decréscimo de 528 mil pessoas em relação ao trimestre anterior.

Houve expansão de ocupados em serviços (529 mil), comércio (280 mil), serviços domésticos (122 mil) e construção (111 mil). O último trimestre de 2021 também teve retrações na indústria (- 41 mil) e na agricultura (- 47 mil).

A apresentação com as informações exibidas na entrevista coletiva desta quarta está disponível no link https://issuu.com/governosp/docs/apresenta_o_seade.pptx.pptx.

 

 

 

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.