Ligue-se a nós

Destaque

IMPOSTO DE RENDA 2022: prazo para declaração é prorrogado até o fim de maio

Publicado

no

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 foi prorrogado para o dia 31 de maio. A instrução normativa RFB nº 2.077, publicada nesta terça-feira (5) no Diário Oficial da União (DOU) detalha a prorrogação.

O documento, assinado pelo secretário especial da Receita Federal, Júlio César Vieira Gomes, altera a instrução normativa RFB nº 2.065, de 24 de fevereiro de 2022. A prorrogação segue o que aconteceu nos dois anos anteriores, quando o prazo foi alterado devido às medidas impostas pela pandemia da covid-19.
A Receita Federal contabilizava quase 6 milhões de declarações do imposto de renda entregues no final de março. A expectativa é de que 34,1 milhões sejam enviadas.
De acordo com as regras, estão obrigadas a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram, em 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70.
Até quando pode declarar Imposto de Renda 2022?
De acordo com a nova regra, a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda deve ser apresentada de 7 de março a 31 de maio de 2022, através da internet (programa e aplicativo do Imposto de Renda).
O fim do prazo para apresentação da declaração e para o recolhimento do imposto de renda e dos demais créditos tributários será alterado de 29 de abril de 2022 para 31 de maio de 2022, de forma excepcional.
Prazo IRPF 2022
Já o pagamento do imposto de renda deve ser feito até 10 de maio de 2022 para quota única ou a partir da primeira quota e entre 11 de maio e o último dia do prazo (31 de maio de 2022) a partir da segunda quota.
Fonte: JC UOL
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.