Ligue-se a nós

Politica

Lula e Bolsonaro se enfrentam no segundo turno

Publicado

no

O presidente, Jair Bolsonaro (PL), vai enfrentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das Eleições 2022. Na disputa pela reeleição, Lula recebeu 48,43%% e Bolsonaro ficou com 43,20% dos votos válidos. A votação em segundo turno será no próximo dia 30 de outubro.

Com Lula na frente das pesquisas de intenção de voto, desde o início da campanha oficial, o PT chegou a cogitar uma eventual vitória no primeiro turno sobre Bolsonaro. Desde o início da contagem dos votos das urnas, os resultados mostraram Bolsonaro à frente de Lula. Com a disputa polarizada entre Bolsonaro e Lula, os demais candidatos ficaram distante do desempenho dos favoritos.

A candidata Simone Tebet (MDB) ficou em terceira colocada, com 4,16% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) ficou com 3,04%. Soraya Thrtonicke (Uniãol) teve 0,51%. Felipe D’Avila (Novo) teve 0,47%. Padre Kelmon (PTB) teve 0,07%. Léo Péricles (UP), 0,05%, Sofia Manzano (PCdoB), 0,04%, Vera (PSTU), 0,02%, e Eymael (DC), 0,01%.

Bolsonaro consquistou mais votos do que previam os maiores institutos de pesquisa, e ganhou no Rio de Janeiro e em São Paulo, com uma diferença de dez e sete pontos percentuais, respectivamente. Em Minas, Lula ganhou por quatro pontos percentuais de diferença.

Após o resultado que confirma o 2º turno entre o petista e o atual Presidente da República, Lula se manifestou pouco antes de ir à Avenida Paulista, no centro de São Paulo. Disse que vai identificar os locais que menos angariou votos, focando na capital paulista, a principal zona de confronto na segunda fase da corrida ao Planalto.

“Nunca ganhei uma eleição no primeiro turno. Toda eleição que eu disputei foi no segundo turno, todas […] vamos deixar o segundo turno para poder debater só com ele, para a gente poder medir, fazer comparações do Brasil que ele construiu e do Brasil que nós construímos”, disse o petista.

Bolsonaro falou com a imprensa na frente do Palácio da Alvorada. Questionou os institutos de pesquisa que favoreceram o adversário nos resultados preliminares e se mostrou confiante para a próxima etapa de votação em todo o país.

“Confiança total até porque desmoralizou de vez os institutos de pesquisa — porque isso ajuda a levar votos para o outro lado. Confiança total”, disse o presidente.

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.