Ligue-se a nós

Destaque

Adamantina fica em 6º lugar no Prêmio Josué de Castro 14/11/2022 08h46

Publicado

no

Com o Programa Municipal de Compostagem, a Prefeitura de Adamantina conquistou o 6º lugar no Estado no Prêmio Josué de Castro. A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Consea/SP.

Na premiação, estão presentes os secretários estaduais Célia Leão, da Secretaria de Assistência Social, e Francisco Matturro, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Participaram da cerimônia, o prefeito Márcio Cardim, os secretários Thiago Benetão, da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Gustavo Taniguchi Rufino, de Gabinete, e Luciana Pereira, de Desenvolvimento Econômico.

O objetivo é premiar as ações que tenham como foco a formulação de soluções concretas destinadas a combater a fome e, ainda, promover a segurança nutricional e alimentar. As categorias premiadas são: melhor pesquisa científica e melhor programa ou projeto de política pública.

O prêmio tem como objetivo a apresentação de programas e projetos que são desenvolvidos pelo governo ou iniciativa privada.

“Ficamos muito contentes com mais esse reconhecimento que o nosso Programa de Compostagem Municipal conquista agora em nível estadual, pois ele tem trazido benefícios para os agricultores familiares e o Poder Público tem encontrado formas de ajudar a melhorar a produção gerando produto com mais qualidade e como consequência, mais renda”, afirma o prefeito Márcio Cardim

Entenda o que é o Programa de Compostagem Municipal

O Programa de Compostagem Municipal de Alimentos consiste na execução do Programa de Eficiência Energética que foi implantado em parceria com a Energisa.

O Projeto de Eficiência Energética visa o aproveitamento dos resíduos de poda de árvores e os resíduos orgânicos das cozinhas das escolas municipais para serem transformados em adubo e destinados aos agricultores familiares que atuam no município.

Em paralelo, o município ainda executa o Programa de Produção Resiliente de Alimentos que incentiva ações às boas práticas agrícolas, como a utilização de compostos orgânicos, reaproveitamento de alimento e implantação de outras práticas sustentáveis.

Por meio dos recursos recebidos do Euroclima+ foram contratados técnicos para auxiliar os agricultores no desenvolvimento de boas práticas sustentáveis.

Devido a implementação e os bons resultados obtidos, apesar do encerramento das parcerias com a finalização dos convênios, a Prefeitura de Adamantina vem mantendo a execução dos programas com a utilização de recursos próprios.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Adamantina

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.