Ligue-se a nós

Destaque

Tribunal de Justiça de SP lança serviço para quem não consegue remédio do SUS

Publicado

no

O Tribunal de Justiça de São Paulo lançou nesta semana o Cejusc-Saúde, que é o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Área da Saúde.
O sistema on-line – www.tjsp.jus.br/CejuscSaude – permite que o cidadão solicite o fornecimento de remédios da lista do SUS para os casos em que já houve pedido nas unidades públicas de saúde, mas, por algum motivo, não foi atendido.
O sistema oferece resposta rápida ao cidadão, em até 72 horas, evitando a chamada judicialização da saúde.
Muitas vezes o remédio não é fornecido porque está em falta num determinado posto ou porque não havia a quantidade prescrita ou por omissão em responder, por exemplo.
No sistema do TJSP, o cidadão preenche um formulário on-line no endereço eletrônico – www.tjsp.jus.br/CejuscSaude – com os dados pessoais, seleciona os medicamentos da lista do SUS, insere a documentação necessária (receita e relatório médico em arquivo pdf) e escreve um relato dos fatos.
O Judiciário encaminha a demanda para o órgão competente, que presta informações em até 72 horas: se fornecerá o remédio e quando; se não fornecerá e os motivos; se oferecerá outro medicamento com mesmo efeito terapêutico etc.
A resposta volta para o cidadão.
Caso não seja solucionada a questão, o cidadão poderá ingressar com um processo na Justiça.
Fonte: TJ-SP
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.