Ligue-se a nós

Destaque

Osvaldo Cruz é a 23ª cidade brasileira com maior Índice de Desenvolvimento Sustentável

Publicado

no

Os osvaldo cruzenses vivem em uma das melhores cidades do país de acordo com o IDSC – BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil). Osvaldo Cruz está na 23ª posição do indicador, entre 5.570 municípios. A nota 60,83 a coloca como sendo de alto nível.
O IDSC – BR traz a evolução das cidades brasileiras em direção à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e permite uma visão geral e integrada dos municípios em cada um dos ODS.
Osvaldo Cruz é a primeira colocada na região de Presidente Prudente, à frente de cidades como Dracena, a segunda melhor colocada, posição 77 em nível Brasil, com nota 59,40. A terceira colocada na região é Anhumas, posição 85 e nota 59,17.
“Essa colocação mostra o compromisso de nossa Administração com o desenvolvimento sustentável de Osvaldo Cruz, unindo a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. Continuamos o trabalho para proporcionar cada vez mais qualidade de vida a todos”, destacou a Prefeita Vera Morena.
O QUE É O ÍNDICE
É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável.
Graças ao Índice o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030.
As cidades estão classificadas pela pontuação geral, que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Osvaldo Cruz apresenta evolução em praticamente todos os ODS, aumentando a nota de cada um deles ou mantendo a mesma nota de 2022.
Os ODS são: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução da Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes, e Parcerias e Meios de Implementação.
O IDSC – BR é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria do Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.
Para consultar os números e o ranking acesse: fonte: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/evolution/
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Osvaldo Cruz
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.