Destaque
Mães de Osvaldo Cruz organizam carreata para pedir providências com relação aos casos de óbitos de crianças na cidade
Aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (11), uma carreata organizada por um grupo de mães de Osvaldo Cruz que reivindicam providências com relação aos casos de óbitos de crianças na cidade.
As mães sairam em carreata pela Avenida Brasil e seguiram até a Secretaria de Saúde, onde fizeram um minuto de silêncio e oração pelas crianças que faleceram nos últimos dias.
A reportagem do Portal de Notícias acompanhou a manifestação e falou com Dieska Barbosa, uma das mães que encabeçaram a ação. “As mães estão em luto e estamos lutando por um pediatra. Sabemos do decreto que diz que vai ter pediatra para a próxima segunda, mas até lá, quantas crianças vão ficar doente. Precisamos de um pediatra para ontem, urgente. Nosso movimento não tem política, não queremos saber quem está sentado na cadeira no gabinete, não vamos conseguir trazer nenhuma vida de volta, mas não queremos mais nenhuma mãe chorando por luto na nossa cidade.”, disse.
Viviane Aparecida Rondon, outra mãe que esteve na manifestação, também falou com a nossa reportagem. “Vamos na saúde pública e não encontramos. Quase perdi minha filha, um joga para o outro e não tem recurso. Antes tinha exames e hoje não tem mais, simplesmente dão dipirona e manda embora pra casa. Sei que não vai trazer vidas de volta, mas tenho filhos, netos, e luto pelas crianças. Precisamos de pediatra nos PSFs e também na Santa Casa. Não é política, nós queremos respostas do que está acontecendo e solução para o problema.”, finalizou.
Contratação de Pediatra
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz encaminhou uma nota nesta quarta-feira (11) onde anunciou a chegada de um novo pediatra que estará disponível para atendimento de crianças de 0 a 12 anos a partir da próxima semana.
Essa medida faz parte de uma série de ações para reforçar a assistência médica no município, especialmente diante do estado de emergência em saúde, decretado após o aumento de infecções causadas por bactérias com alto poder de resistência.
Um segundo profissional da mesma especialidade chegará para atendimento em novembro próximo, também já contratado.
O estado de atenção foi declarado na terça (10) pela administração municipal, após a confirmação do crescimento expressivo de casos de infecções em pessoas de todas as idades.
As bactérias resistentes, responsáveis por essas infecções, têm gerado grande preocupação entre autoridades de saúde, exigindo respostas rápidas e efetivas.
“A saúde da nossa população, especialmente das crianças, é prioridade. A chegada deste novo pediatra é fundamental para garantir um atendimento ágil e qualificado em um momento tão delicado,” destacou a secretária de Saúde do município, Gislaine Decurcio.
Medidas adotadas:
– Higienização e desinfecção das salas de aula ao fim da cada período, contemplando carteiras, cadeiras, piso, berços e colchões.
– Higienização de brinquedos compartilhados, especialmente na fase em que as crianças costumam levar os objetos à boca;
– Higienização e desinfecção de locais de alimentação como refeitórios, mesas compartilhadas e objetos de uso pessoal como talheres e pratos, por exemplo;
– Atenção e reforço na higienização e desinfecção de sanitários;
– Higienização de aparelhos de ar condicionado compartilhados em ambientes escolares;
– Disponibilização de álcool gel nas escolas e creches;
– Higienização com álcool em gel às crianças antes de entrarem nas salas de aula;
– Higienização das mãos antes da alimentação e após uso do banheiros;
– Crianças com sintomas gripais ou de gastroenterite aguda não devem ser encaminhadas à rede de educação (pública ou particular);
– Os pais das crianças que apresentem sintomas como tosses, febres, vômitos ou diarreia durante o período de aulas serão comunicados para que levem os filhos para avaliação médica;
– Manter os ambientes coletivos o mais arejados possível, com aberturas de janelas;
– Recomendação de reforço quanto à higiene pessoal e do ambiente doméstico;
O decreto ainda prevê a contratação de profissionais de saúde ou outros que reforcem a adoção de medidas sanitárias preventivas e aumento no atendimento do sistema municipal de Saúde.
A Santa Casa de Misericórdia também vai adotar medidas e protocolos para acolhimento, tratamento e internação de pacientes, principalmente as crianças.
A Secretaria Municipal de Saúde vai adotar medidas de reforço para tratamento de pacientes na rede municipal, em especial no setor de Pediatria.
Fonte: Metrópole FM