Ligue-se a nós

Destaque

Onça-parda morre atropelada em estrada vicinal, em Pres. Epitácio

Publicado

no

A Polícia Ambiental localizou, neste domingo (10), uma onça-parda (Puma concolor) morta após atropelamento no km 55,500 da estrada vicinal SPV 035, em Presidente Epitácio (SP).

Conforme os agentes, o animal teria sido atropelado na noite do último sábado (9) e já estava em estado de putrefação, com presença de moscas e forte odor, impossibilitando a utilização para estudo científico e taxidermização.

O felino possuía um “ralado” na região dorsal, que, segundo a Polícia Ambiental, seria o local onde recebeu o impacto. A concessionária que administra a via foi contatada e informou que devido ao estado de putrefação, não enviaria equipe ao local.

Os policiais contataram uma empresa sucroalcooleira, que forneceu uma máquina retroescavadeira para enterrar o animal.

Os moradores das proximidades foram questionados sobre o ocorrido, porém disseram que não tinham informações sobre o atropelamento já que a estrada liga o Distrito de Planalto do Sul a Presidente Epitácio e possui grande fluxo de veículos.

Onça-parda 

Também conhecida como suçuarana, puma, onça-vermelha e leão-baio, a onça-parda (Puma concolor) é a segunda maior espécie de felino do Brasil, só ficando atrás da onça-pintada (Panthera onca). Tem corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento. A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros.

O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos. A pelagem da suçuarana tem coloração uniforme, variando entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro. Geralmente os animais que vivem em florestas são menores e mais escuros e os que habitam regiões montanhosas são maiores e mais claros.

Possuem hábitos noturnos (predominantemente) e diurnos, caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo.

Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil. A suçuarana vive solitária, menos na época de acasalamento.

Pesquisas comprovaram que a suçuarana é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos. Ela consegue alimento em 75% das vezes em que parte para o ataque.

A alimentação inclui desde pequenos roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, veados e catetos), aves e répteis.

O período de gestação varia entre 84 e 98 dias, e nascem de um a seis filhotes, cada um com 220 a 440 gramas de peso.

A espécie é considerada vulnerável e ameaçada de extinção.

 

Fonte: G1 – Presidente Epitácio e Região

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.