Ligue-se a nós

Destaque

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes

Publicado

no

Hoje é dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, uma doença silenciosa que está no mundo inteiro de uma forma assustadoramente crescente.

Trata-se de uma doença que muita gente tem e não sabe, e quando descobre já está com ela a muito tempo, em muitos casos.

Para falar sobre a diabetes a reportagem do Portal Metrópole de Notícias fez uma reportagem especial com a médica endocrinologista Dra Caroline Gorzoni Fernandes.

Segundo a profissional , a endocrinologia vem na medicina para atuar nos hormônios.

Os hormônios fazem parte de muitas funções do nosso corpo e as doenças das alterações desses hormônios vão se manifestar , como diabetes que tem a ver com a insulina que é um hormônio, a menopausa, a osteoporose, alterações na testosterona, puberdade precoce , enfim, uma gama de atuação da endocrinologia.

Perguntada sobre os números crescentes da diabetes no mundo nos dias atuais, a Dra Caroline disse que hoje os números de pessoas portadoras de diabetes aumentam numa grande crescente, porque tem a ver com a qualidade de vida e alimentação.

“Hoje nós temos um grande aumento de industrializados , nós temos um aumento das pessoas com obesidade que está muito atrelada a diabetes e esse número infelizmente tem crescido , sim.

Sobre questões emocionais que são relacionadas a diabetes de uma forma popular, é preciso esclarecer que o emocional não causa a doença., Mas uma vez portador da doença o emocional mexe muito com os níveis da diabetes no dia a dia.

Nós temos hoje mais de cinquenta tipos de diabetes , sendo que o tipo 1, o tipo 2 e o gestacional são os mais conhecidos.

O tipo 1 é aquele que na infância ou juventude a gente desenvolve normalmente, e é quando a gente já inicia o uso da insulina.

A diabetes tipo 2 é a mais comum, atrelada a obesidade e que a gente vê como maioria dos casos e que usa mais medicamentos via oral e com o passar do tempo pode ser usada insulina.

A diabetes gestacional é aquela desenvolvida na gestação , que pode trazer prejuízos e precisa também de atenção.

Os outros casos de diabetes são menos comuns , mas também precisam ser investigados por que eles têm tratamentos diferentes para ter um bom resultado.

Tem muita gente hoje que é diabética e não sabe, e muitos sabem que tem a tendencia , mas não fazem exames preventivos e por se tratar de uma doença silenciosa não tem inicialmente sintomas.

Muita gente tem diabetes e não sabe, sendo que os números da literatura são de cada dez pessoas com diabetes, sete praticamente não sabem”, disse a Dra Caroline.

A médica disse também que a doença é multifatorial e o tratamento também precisa ser.

Isso vai desde uma mudança do estilo de vida , uma alimentação adequada, bastante informação e o entendimento de que não existe nada proibido, mas é preciso encontrar um caminho de equilíbrio na alimentação.

Alimentação saudável, atividade física regular, principalmente musculação , medicação e o acompanhamento médico a cada seis meses, pelo menos.

A diabetes é uma doença que não segue uma tendencia ou escolha entre homens e mulheres, os números são muito parecidos entre os dois.

Segundo a Dra Caroline o sinal de alerta da pessoa deve ser ligado quando aparecem muita sede, muita necessidade de urinar de uma forma assim até desproporcional a quantidade de líquido que ingere, muita fome de uma forma que não tem saciedade e a perda de peso. são sintomas de que a doença já está mais avançada.

A médica finalizou lembrando que uma diabetes bem tratada, com a pessoa tendo uma certa disciplina, é perfeitamente possível comer bem e ter uma vida normal.

 

Fonte: Metrópole FM

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.