Ligue-se a nós

Destaque

REFIS 2025 e Área Azul são destaques na última sessão ordinária de 2024 em Osvaldo Cruz

Publicado

no

Entre os projetos e matérias discutidos, destacou-se o projeto de lei do Executivo que tratou da isenção de juros de mora e multa para pagamento de débitos fiscais provenientes de tributos inscritos na dívida ativa, conhecido como REFIS 2025. Este projeto tem como objetivo facilitar a regularização fiscal dos contribuintes e estimular o pagamento de dívidas tributárias no município.

Outro projeto importante foi a denominação da atual Rua 01, localizada no Residencial Aquarius, que passa a se chamar “Rua José Francisco do Amaral”. A proposta, de autoria dos vereadores Valdemir Anselmo e Marta Murbach, visou prestar homenagem a um cidadão que contribuiu de forma significativa para a comunidade.

Durante a sessão, também foi discutida uma indicação das vereadoras Carolina Rossi e Marta Murbach ao Departamento Municipal de Obras, solicitando estudos para resolver o problema das calçadas na Avenida Brasil, entre o Supermercado Big Mart e o Urban Café. A calçada, que se encontrava em estado de degradação, é um ponto de alto fluxo de pedestres devido aos estabelecimentos ao redor.

PROJETO RETIRADO 

O vereador Roberto Amor, autor do Projeto de Lei nº 65/2025, que visava a proibição do descarte de fragmentos de vidros nos lixos domésticos e comerciais do município, solicitou a retirada do referido projeto de tramitação na Câmara Municipal. O projeto visava regulamentar a destinação desses resíduos, determinando que os fragmentos de vidros não fossem descartados juntamente com os demais resíduos orgânicos produzidos pelos moradores.

Em conversa com o secretário da pasta responsável, o autor do projeto refletiu sobre os desafios e as dificuldades envolvidas na aplicação dessa proposta, chegando à conclusão de que, diante da complexidade da demanda, não seria possível garantir uma fiscalização eficaz e a punição dos responsáveis pelo descarte inadequado desses resíduos. A falta de mecanismos adequados para monitorar a destinação desses fragmentos, além da inexistência de uma infraestrutura robusta para esse fim, foi apontada como um impeditivo para a viabilidade do projeto. Diante desses fatores, o vereador Roberto Amor decidiu retirar o PL de tramitação, considerando que a medida não atenderia adequadamente à necessidade de uma solução prática e eficiente para o problema.

A Câmara Municipal, por sua vez, continuará acompanhando as questões ambientais e buscará alternativas mais viáveis para a gestão dos resíduos, sempre com o intuito de promover o bem-estar da comunidade e a preservação do meio ambiente.

VEREADORES APROVAM PARECERES E GARANTEM CONTINUIDADE DA OPERAÇÃO DA ÁREA AZUL EM OSVALDO CRUZ

Os vereadores discutiram e tomaram decisões sobre os pareceres das comissões responsáveis pela análise de questões jurídicas e de obras/urbanismo. Essas comissões analisaram o processo relacionado ao contrato de concessão do serviço de Estacionamento Rotativo Público, firmado entre a Prefeitura Municipal de Osvaldo Cruz e a empresa Rizzo Parking And Mobility S/A.

Esse contrato, datado de 27 de outubro de 2020, estabelece as condições para a implementação e gestão do serviço de estacionamento rotativo na cidade. Portanto, os vereadores analisaram o parecer das comissões sobre esse contrato e sua execução.

Com essas pautas, foi realizada a última sessão ordinária de 2024, podendo ocorrer sessões extraordinárias conforme a necessidade e urgência para a discussão de projetos que sejam de grande importância para a nossa cidade.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Osvaldo Cruz

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.