Ligue-se a nós

Destaque

Dezembro é o mês de licenciamento de veículos com placa final 0, no estado de SP

Publicado

no

Quem tem carro com placas de final zero deve realizar o licenciamento em dezembro. O último mês do ano encerra o calendário oficial do procedimento para 2024. O cronograma, definido pela Portaria nº 17/2023, vale apenas para automóveis de passeio, ônibus, reboque e semirreboque. Portanto, ficam de fora caminhões e tratores – que seguem outra tabela.

 

O calendário completo segue abaixo.

– 1 e 2, mês de julho

– 3 e 4, mês de agosto

– 5 e 6, mês de setembro

– 7 e 8, mês de outubro

– 9, mês de novembro

– 0, mês de dezembro

 

De acordo com o Detran-SP, a condução de veículo não licenciado tem sido a segunda maior causa de multa de trânsito neste ano no Estado. A infração, considerada gravíssima, é punida com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo a pátio. Quem determina é o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para recuperar o veículo, o proprietário deverá pagar todas as dívidas pendentes, assim como o valor da remoção e estadia no pátio. Em 2023, registrou-se mais de 125 mil veículos recolhidos por falta de licenciamento no Estado.

Como fazer?

Para realizar o licenciamento, o responsável pelo veículo deve informar o número do Registro Nacional Veículos Automotores (Renavam) e pagar a taxa em um dos bancos conveniados. São eles: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Também dá para quitar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.

Após o pagamento, o proprietário deve baixar ou imprimir em papel sulfite comum o documento digital atualizado pelo portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Senatran. Outro caminho são os aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT).

 

 

Fonte: Jornal do Carro

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.