Ligue-se a nós

Destaque

Instalada em Parapuã, Eixo SP se prepara para ativar sua maior usina solar

Publicado

no

A Eixo SP está prestes a registrar um avanço expressivo na capacidade de geração de energia limpa. A concessionária se prepara para colocar em operação, ainda no primeiro semestre, sua maior usina fotovoltaica. Instalada às margens da SP 294 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, na altura do km 553, na pista sentido oeste, em Parapuã, a estrutura contará com 1.200 placas solares, com capacidade de geração de 500W cada uma.

A unidade se juntará a outras 34 já em funcionamento ao longo do trecho de concessão da Eixo SP. Dentre essas, 17 estão instaladas nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), 16 operam em praças de pedágio e uma está localizada no Centro de Controle Operacional (CCO), em Itirapina. Juntas, essas 34 unidades geram cerca de 161 megawatts por mês, energia suficiente para abastecer aproximadamente 5 mil residências, que equivale a municípios do porte de Itirapina, Charqueada, Piratininga e Flórida Paulista.

A ativação da usina de Parapuã representa um marco na estratégia da concessionária de expandir sua matriz energética sustentável. E a expansão não para por aí. A Eixo SP já planeja a instalação de mais 14 usinas solares nas bases SAU, que serão entregues em breve. Com essa iniciativa, a empresa reforça seu compromisso com a eficiência energética e a redução dos impactos ambientais em sua operação.

Benefícios

O gerente de Tecnologia da Eixo SP, Fabio Souza, destacou o impacto econômico positivo da implementação das usinas solares no trecho concedido. Segundo ele, a economia gerada nas unidades da concessionária foi de 45% em 2024, evidenciando a eficiência do investimento em energia renovável.

Além do aspecto financeiro, a adoção da energia solar também trouxe benefícios ambientais expressivos. Fabio Souza estima que a concessionária deixa de emitir cerca de 3 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente com a operação das usinas solares. Isso porque as usinas solares não emitem CO2 ou outros gases causadores do efeito estufa durante a geração de energia. Elas convertem a luz do sol em eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos, em um processo totalmente limpo.

 

 

Fonte: Siga Mais – Parapuã

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.