Ligue-se a nós

Destaque

Secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz inicia busca ativa na zona rural para vacinação contra febre amarela a partir desta sexta-feira, 21

Publicado

no

Diante dos números alarmantes de casos de febre amarela no Estado de São Paulo em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz anuncia a realização de uma Busca Ativa na Zona Rural para vacinar pessoas que estão em falta com a imunização contra a doença e verificar eventuais casos de pacientes com sintomas. A ação começa nesta sexta-feira, 21, a partir das 8 horas, com duas equipes de profissionais de saúde percorrendo as áreas rurais do município.

Durante as visitas, os profissionais de saúde também estarão atentos a possíveis casos de pessoas que apresentem sintomas da doença, como febre alta, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, náuseas e vômitos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Estado de São Paulo já contabiliza 32 casos confirmados de febre amarela em 2025, com 20 óbitos registrados desde janeiro. Esse é o maior número de mortes desde 2018, quando foram registrados 524 casos e 171 óbitos. Em comparação, em todo o ano de 2024, houve apenas dois casos e um óbito.

 

Como Funcionará a Ação?

 

Duas equipes de profissionais de saúde estarão em campo a partir das 8 horas.

Os moradores da zona rural que estiverem em falta com a vacina contra a febre amarela serão vacinados no local.

Pessoas que apresentarem sintomas da doença serão avaliadas e, se necessário, encaminhadas para atendimento médico especializado.

A vacina contra a febre amarela é segura, eficaz e gratuita.

Aviso aos Moradores

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que os moradores da zona rural recebam as equipes de saúde e colaborem com a ação. A vacinação é a principal forma de prevenção contra a febre amarela, e a busca ativa visa proteger a população e evitar novos casos da doença no município.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.