Ligue-se a nós

Clima

Palestra debate alagamentos em cidades da região na segunda-feira (31)

Publicado

no

O problema de enchentes não atinge apenas os grandes centros urbanos. O crescimento desordenado e acelerado das cidades do interior, sem o dimensionamento correto da drenagem urbana, tem afetado também os cidadãos das pequenas localidades, ocasionando desde prejuízos materiais até mortes. Na região, a falta de planejamento causa alagamentos nos principais municípios, como Adamantina, Dracena, Osvaldo Cruz e Tupã, como nos menores.

A questão é acentuada pelas mudanças climáticas. E apresentar soluções aos gestores públicos sobre a problemática é o objetivo de encontro que será realizado no próximo dia 31, em Adamantina, sobre a importância de estudo hidrológico para drenagem urbana.

A palestra, resultado de parceria entre o Sistema Confea/Crea/Mútua e a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), também é aberta aos profissionais da área tecnológica, universitários e sociedade civil.

“O clima é uma das principais discussões em todo o mundo. Estamos sob efeito do El Niño e do La Niña [fenômenos climáticos], que fazem com que os países tropicais tenham uma grande incidência de chuva em um curto período de tempo, o que ocasiona um grande volume de fluxo de água. Aliado ao desenvolvimento urbano, já que é inegável que nos últimos 20 anos os municípios do nosso interior vêm crescendo, e a falta de planejamento a longo prazo dos ramais de captação de água ocasionam problemas de infraestrutura. E queremos apresentar como surgiu o problema com uma perspectiva de futuro, sendo principalmente um ponto de apoio para as administrações públicas municipais”, destacou em entrevista à Rádio Massa FM, o Conselheiro Federal do Sistema Confea/Crea/Mútua, engenheiro Daniel Robles.

Oferecer o suporte técnico aos gestores municipais é o objetivo de parceria com a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), o que possibilitou a realização do encontro na próxima segunda-feira (31). “A Associação dos Engenheiros de Adamantina pode ser este corpo técnico que as prefeituras necessitam, já que a entidade possui declaração de utilidade pública que visa fomentar a participação dos profissionais da área tecnológica na elaboração de planos de desenvolvimento dos municípios da região”, pontuou também na entrevista, o tesoureiro da Aeaanap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), o técnico em edificações Adão Roberto Ricci.

Serviço

A palestra ocorre a partir das 19h, no auditório do Hotel Ipê em Adamantina. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Adamantina (18.99615-1740) ou na sede da Amnap (18.99678-4704).

 

 

Fonte: Siga Mais – Osvaldo Cruz

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.