Ligue-se a nós

Notícias

Papa Francisco morre aos 88 anos

Publicado

no

O papa Francisco morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira (21). A informação foi confirmada pelo Vaticano, que não divulgou a causa da morte.

No início de fevereiro deste ano, durante uma audiência semanal, Francisco mencionou estar com um “forte resfriado”, posteriormente descrito pelo Vaticano como bronquite. Devido à doença, chegou a realizar audiências em sua residência.

O pontífice já tinha um histórico de problemas respiratórios. Aos 21 anos, perdeu parte do pulmão direito após uma pneumonia grave e a remoção de três cistos pulmonares, o que reduziu sua capacidade respiratória ao longo da vida.

Trajetória do papa Francisco

Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, foi o 266º pontífice da Igreja Católica e o primeiro de origem latino-americana.

Antes de ingressar no sacerdócio, estudou química e trabalhou como técnico na área. Entrou para a Companhia de Jesus em 1958 e foi ordenado padre em 1969. Ao longo dos anos, assumiu diferentes funções na Igreja, tornando-se arcebispo de Buenos Aires em 1998 e cardeal em 2001.

Em 13 de março de 2013, foi eleito papa, sucedendo Bento 16.

Em seu papado, lidou com escândalos da Igreja Católica. Centenas de vítimas em todos os continentes denunciaram abusos sexuais de padres, bispos e funcionários ligados à instituição.

O papa chegou a se desculpar publicamente pelos crimes, mas muitos casos permanecem encobertos e sem investigação ou julgamento.

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.