Ligue-se a nós

Cultura

Dia Mundial do Livro: por que é celebrado em 23 de abril e quais são as obras literárias mais vendidas do mundo

Publicado

no

O Dia Mundial do Livro é comemorado em 23 de abril, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da escrita, da leitura, da pesquisa e do estudo da literatura. Essa data busca incentivar as pessoas a se aproximarem dos livros e também dar maior reconhecimento aos autores. Além disso, a data destaca a necessidade e o papel fundamental dos direitos autorais como uma ferramenta essencial para proteger a propriedade intelectual dos escritores.

No dia 15 de novembro de 1995, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com o apoio da União Internacional de Editores, impulsionou a criação dessa celebração. A iniciativa tinha como foco estabelecer uma data concreta que servisse de oportunidade para a realização de atividades, campanhas e também um momento de reflexão sobre o valor dos livros no mundo.

A data foi escolhida em homenagem ao nascimento e falecimento de figuras da literatura, como William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Vladimir Nabokov, Garcilaso de la Vega, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo. Nesta quarta-feira (23), o Rio de Janeiro assume o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco e válido por um ano.

Historicamente, a Bíblia é o livro mais vendido do mundo, com mais de 5 bilhões de cópias comercializadas em todo o planeta. Escrita entre 900 a.C. e 100 d.C., foi redigida em hebraico, aramaico e grego, sendo posteriormente traduzida para mais de 2 mil idiomas.

Ainda assim, muitas obras literárias também conquistaram o mundo. A seguir, alguns dos maiores best-sellers de todos os tempos:

‘Dom Quixote de la Mancha’

Publicado em 1605 na Espanha, o livro do famoso Miguel de Cervantes Saavedra lidera a lista com mais de 500 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Este clássico da literatura foi traduzido para mais de 140 idiomas. Narra a história de Alonso Quijano, que, após ler muitos romances de cavalaria, acredita ter se tornado um cavaleiro andante chamado Dom Quixote.

‘Um conto de duas cidades’

 

O escritor inglês Charles Dickens publicou esse romance em 1859 e vendeu mais de 200 milhões de cópias. A história trata do encontro entre o antigo e o novo durante a Revolução Francesa. Através dos personagens, o autor explora temas humanos e sua capacidade de transformação, com o contraste entre duas cidades: Londres, que representa a ordem, e Paris, o caos.

Historicamente, a Bíblia é o livro mais vendido do mundo, com mais de 5 bilhões de cópias comercializadas em todo o planeta. Escrita entre 900 a.C. e 100 d.C., foi redigida em hebraico, aramaico e grego, sendo posteriormente traduzida para mais de 2 mil idiomas.

Ainda assim, muitas obras literárias também conquistaram o mundo. A seguir, alguns dos maiores best-sellers de todos os tempos:

‘O pequeno príncipe’

Escrito por Antoine de Saint-Exupéry em 1943, esse livro aborda o sentido da vida, o amor e a amizade. Narra a história de um aviador perdido, que conhece um curioso principezinho. A obra se tornou um clássico da literatura e um sucesso global, com mais de 140 milhões de cópias vendidas.

Fonte: O globo

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.