Ligue-se a nós

APEOESP

Abono não é salário!

Publicado

no

O Governo Estadual publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 11 de abril, o Decreto Nº 69.476/2025, que “dispõe sobre a concessão de abono complementar aos servidores, na forma que especifica, em cumprimento ao estabelecido na Lei Federal n° 11.738, de 16 de julho de 2008”. Entretanto, apesar de a ementa do projeto dizer que o decreto visa cumprir a lei, o fato é que esse decreto é ilegal. O cumprimento da lei do piso significa beneficiar todos os integrantes da carreira do Magistério.

Não está definida a data de pagamento do abono, que será retroativo a janeiro de 2025 e é extensivo aos aposentados, com reajustes fixados pela paridade de remuneração, inclusive aos integrantes das classes de suporte pedagógico, em extinção.

Como o próprio nome diz, trata-se de piso salarial e não um teto a ser alcançado com abono complementar. A partir da aplicação do reajuste no salário-base, os demais valores crescem na mesma proporção, pois, obviamente, o piso ficou mais elevado. Do contrário, o que acontece é a estagnação ou achatamento da carreira.

Por isso a APEOESP continua lutando, nas escolas, na Justiça e nas ruas pelo reajuste do piso nacional no nosso salário base e por um plano de recomposição do nosso poder de compra.

No dia 25 de abril, às 16 horas, na Avenida Paulista (MASP), é fundamental a presença de todas e todos, em greve, na Assembleia Estadual dos professores.

CNTE realiza conferência livre nacional de saúde

No dia 24 de abril, às 19h30, a CNTE realiza, por meio virtual, a Conferência Livre Nacional de Saúde para debate e mobilização pelo fortalecimento das políticas públicas sobre saúde mental e acessibilidade na Educação.

O evento faz parte da preparação para a Conferência Nacional de Saúde e busca garantir um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor para trabalhadores e estudantes.

Inscrições: https://us02web.zoom.us/meeting/register/s_iE8W2_S9qOCvEdYH4jyw

 

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 28/2025)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.