Região

Adamantina quer ser reconhecida como polo regional de tecnologia e inovação

Publicado

no

FOTO: PROJETO Aeaanap -ADAMANTINA

A inovação é fundamental para o processo de desenvolvimento de uma cidade. Criar mecanismos que promovam o bem-estar coletivo a partir da tecnologia é essencial para prospecção de um futuro com controle correto dos recursos e da infraestrutura urbana.

Adamantina começa a se planejar para proporcionar um ambiente que agregue crescimento, a partir da criação de novas oportunidades, e sustentabilidade, com iniciativas que fomentem soluções para as demandas da população.

Apesar de ainda estar em processo de planejamento, a iniciativa do poder público municipal já encontra parceiros, que também buscam promover cidades mais inteligentes, como o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). Recentemente, o prefeito Márcio Cardim (DEM) participou de reunião com o presidente do Conselho, Vinicius Marchese, resultando na visita de uma comitiva formada por representantes locais e do Crea-SP ao Parque Tecnológico São José dos Campos, considerado o maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil.

Prefeitura de Adamantina almeja criar um ambiente similar na cidade, fazendo a junção da iniciativa privada, setor público, startups, profissionais de classe e universidades. E a primeira iniciativa do Executivo foi a criação de uma secretaria que desenvolverá as ações visando a efetivação do projeto.

Outro passo é dado pela Aeaanap (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista). Apesar da ação ser paralela a atuação do poder público, o primeiro hub de inovação da região atuará, também, como catalisador das ideias que visam o fomento da inovação na Alta Paulista.

HUB DE INOVAÇÃO

Em parceria com Crea-SP, a Aeaanap deseja fomentar ações disruptivas na área tecnológica com a abertura de um hub de inovação, local de desenvolvimento de soluções para atender às demandas da sociedade e da classe.

O espaço, considerado um ecossistema físico (coworking) e virtual (web) de empreendedorismo, está sendo instalado na UGI (Unidade de Gestão e Inspetoria) local, onde funciona também a sede da Aeaanap. Todo espaço está sendo preparado para conexão de iniciativas que visam a melhoria da classe, mas, também da sociedade como um todo a partir da integração de universidades, startups, profissionais e empresas.

O presidente da Associação, Eng. André Borrasca, destaca que a dinâmica do local possibilitará que qualquer profissional utilize da estrutura para trabalhar (estilo home office) e fazer conexões que possibilite a troca de iniciativas e fomento de novas parcerias e até negócios. “Acreditamos no intercâmbio de ideias que promove uma maior expansão de conhecimento entre os profissionais, estudantes ou organizações, assim como dar destaque a projetos que agreguem na vida de toda a comunidade, da cidade”, pontua.

Denominado como Hinap, a estrutura não tem fins lucrativos, já que o objetivo principal é proporcionar um ambiente que junte inovação, tecnologia, empreendedorismo e cooperativismo. “O hub de inovação é mais uma ação do Crea-SP neste processo que promove a inovação aberta, agregando ideias, iniciativas das mais diversas abrangências para soluções de demandas comuns”, destaca o represente do Conselho, Daniel Robles.

O hub de Adamantina deve ser inaugurado nas próximas semanas.

PARQUE TECNOLÓGICO

E neste início de semana uma comitiva formada por representantes do Executivo municipal, Legislativo, entidades do comércio, Aeaanap e Crea-SP visitará o Parque Tecnológico de São José dos Campos, local que tem 152 empresas e startups instaladas, com seis institutos de ciência e tecnologia, além de 10 instituições de ensino e pesquisa. Cerca de 300 empresas estão vinculadas a estrutura, de uma forma ou de outra, através de programas de inovação e empreendedorismo e do Nexus, o hub de inovação do complexo.

O impacto econômico é gigantesco. Dados do ano passado apontam que o local já recebeu mais de R$ 2,7 bilhões em investimentos públicos e privados, além de colaborar para mais de 1.700 vagas de trabalho, a maioria de qualidade, 70% desses postos são para pessoas com ensino superior ou pós-graduação.

Criado em 2006, o espaço conta com participação efetiva da prefeitura, já que é a sede da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento de São Jose, demostrando a convergência entre o setor público e privado – o que é buscado por Adamantina com a criação da nova pasta.

A partir desta visita o prefeito Márcio Cardim deve definir o nome que ocupará o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. A Secretaria foi aprovada no fim do ano passado pelo Legislativo local.

Impacto Notícias – Adamantina

Clique para comentar

MAIS LIDAS