Ligue-se a nós

Destaque

Anvisa cancela 159 produtos para fixar e modelar cabelos

Publicado

no

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, nesta quarta-feira (26), mais 112 pomadas para fixar ou modelar cabelos.

Na segunda-feira, a Anvisa já tinha cancelado 47 produtos do tipo. Com isso, o número de pomadas modeladoras canceladas por não atenderem aos critérios estabelecidos pela agência neste mês já soma 159.
Segundo a agência, a decisão tem vigência imediata e os produtos não podem mais ser comercializados.
Ainda de acordo com a Anvisa, os produtos foram cancelados porque as empresas responsáveis não atenderam às exigências estabelecidas pela RDC 814/2023 dentro do prazo determinado.
Esses produtos haviam sido regularizados anteriormente por meio de notificação, mas precisavam se adequar às novas regras para continuar no mercado.
A norma determina que todas as empresas que registraram produtos por notificação antes de 15 de setembro de 2023 no Sistema de Automação de Registro (SGAS) deveriam atualizar a regularização até 31 de dezembro de 2024.
Para isso, era necessário apresentar uma série de documentos, incluindo a licença sanitária vigente ou o comprovante de solicitação dessa licença, a arte do rótulo contendo instruções detalhadas de uso e as advertências obrigatórias, além de uma declaração assinada digitalmente garantindo a segurança do produto.
Como essas exigências NÃO foram cumpridas dentro do prazo estabelecido, a Anvisa cancelou a regularização dos produtos, conforme previsto no artigo 6º da RDC 814/2023.
Assim, as pomadas não podem mais ser comercializados até que as pendências sejam resolvidas e um novo processo de regularização seja realizado.
Quais pomadas estão autorizadas?
A Anvisa não disponibilizou a lista das pomadas canceladas, mas reforçou que apenas os produtos presentes na lista de autorizados podem ser fabricados e vendidos.
Isso significa que qualquer pomada que não esteja nessa relação oficial da agência não tem permissão para comercialização.
Entenda o que as pomadas podem causar nos olhos
Médicos especialistas afirmam que o contato de produtos químicos com a córnea pode levar a queimaduras e até cegueira definitiva.
Ainda dee acordo com a agência, os dados de notificação mostram que os casos de irritação ocular estão concentrados justamente no período de janeiro e fevereiro, especialmente nos eventos de Carnaval e pré-Carnaval, quando o uso destes produtos aumenta.
Segundo o oftalmologista Keller Azevedo, alguns tipos de produto podem causar a ceratite química, uma espécie de queimadura que danifica a superfície da córnea.
“Se for superficial, é um embaçamento temporário. Se for profundo, pode ser definitivo”, afirmou.
Profissionais que atuam em salões e comércio em geral, as orientações são:
– Não utilizem os produtos que não estiverem na lista da Anvisa em nenhum cliente.
– O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
– Não comercialize esses produtos que estão fora da lista enquanto a medida estiver em vigor.
– Não existe determinação de recolhimento no momento, mas o produto que estiver fora da lista da Anvisa deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
Fonte: G1
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.