Ligue-se a nós

Destaque

Aumento de casos de catapora preocupa a saúde pública de Tupã

Publicado

no

A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre os casos de varicela, popularmente conhecida como catapora. A doença é infecciosa, altamente contagiosa e se manifesta com maior frequência em crianças.

O alerta é devido aos recentes casos registrados e confirmados da doença em Tupã, o que se torna ainda mais relevante por conta do período de aulas presenciais nas escolas municipais e estaduais que reúnem grande movimentação de crianças e adolescentes.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, explicou que a catapora pode ser facilmente diagnosticada a partir do surgimento de bolhas de água na pele, que coçam e se transformam em feridas vermelhas. Também pode vir acompanhada de febre, coceira, falta de apetite e vômitos.

“É importante que os pais e responsáveis estejam atentos aos sintomas da doença e não descartem a possibilidade da infecção nas crianças. Alertamos também os professores e demais profissionais da Educação”, alertou.

Facilmente transmitida para outras pessoas, o contágio acontece através do contato com o líquido da bolha, pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.

“Pedimos que as crianças não sejam enviadas à escola caso possuam as máculas vermelhas pelo corpo. A orientação é procurar uma Unidade de Saúde e, se confirmado o diagnóstico, a criança deve permanecer em repouso e afastada por sete dias”, orientou o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

O professor e secretário de Educação, Valdir Berti, ainda ressaltou que os cuidados e alertas sobre a varicela estão sendo repassados aos profissionais da educação e aos pais e responsáveis pelas crianças das escolas municipais. “Estamos todos atentos para que a infecção não se espalhe, mas precisamos da ajuda, atenção e colaboração de todos”, disse.

Vacinação

A vacina contra varicela está licenciada no Brasil na apresentação monovalente ou combinada com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A vacina tríplice viral só deverá ser administrada aos 15 meses de idade se a criança tiver recebido uma dose da vacina tríplice viral entre 12 e 14 meses. A vacina varicela monovalente é indicada para surtos a partir dos nove meses de idade.

Tratamento

No tratamento da catapora, em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos, para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, e antialérgicos para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão. Para diminuir a coceira, o ideal é fazer compressas de água fria.

Vale ressaltar que pessoas com catapora não devem ter contato com recém-nascidos, mulheres grávidas ou qualquer indivíduo que esteja com a imunidade baixa (como pessoas com AIDS ou que estejam realizando quimioterapia), já que a doença pode ser mais grave nestes grupos.

Fonte: Tupã City

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.