Ligue-se a nós

Destaque

Brasil confirma primeiras mortes por febre do Oropouche no mundo

Publicado

no

 Brasil confirmou as duas primeiras mortes por febre do Oropouche. São também os primeiros registros na literatura científica mundial pela doença, segundo o Ministério da Saúde.
As duas mulheres, com menos de 30 anos, moravam no interior da Bahia, e não possuiam comorbidades. Os sintomas apresentados eram semelhantes aos de um quadro grave de dengue.
Os sintomas da febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da Chikungunya.
Outro caso no Maranhão foi descartado, mas o ministério ainda apura se outra morte em Santa Catarina tem relação com a doença.
Também estão em análise se quatro casos de aborto espontâneo e dois de microcefalia em bebês têm relação com a febre do Oropouche. Os registros foram em Pernambuco, Bahia e Acre.
Este ano, já foram registrados mais de 7.200 casos de febre do Oropouche, em 20 estados. A maior parte no Amazonas e em Rondônia.
Desde 2023, os testes de diagnósticos estão disponíveis para toda a rede nacional de Laboratórios Centrais de Saúde Pública. Com isso, os casos, até então concentrados na região Norte, passaram a ser identificados também em outras regiões do país.
A febre do Oropouche é causada por um vírus e transmitida, principalmente, pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim.
Não há tratamento específico disponível. Para se proteger do mosquito transmissor, é preciso evitar áreas com a presença de mosquito, usar roupas compridas e repelentes, além da limpeza de terrenos e uso de telas em portas e janelas.
Fonte: Agência Brasil
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.