Ligue-se a nós

Osvaldo Cruz

Câmara aprovação criação de programa de combate à violência contra a mulher

Publicado

no

Por unanimidade, e em duas votações, a Câmara de Osvaldo Cruz aprovou a criação do Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho, que visa o combate e prevenção da violência contra a mulher.

A ideia do Projeto de Lei 58/2021, de autoria das vereadoras Carol Rossi e Marta Murbach (PATRIOTAS) e do vereador Roberto Amor (PV) é que, com a oficialização do “Código Sinal Vermelho”, a vítima possa sinalizar e efetivar o pedido de socorro.

O código, na prática, é quando a mulher marca na palma da mão um X, com baton vermelho ou outro material que permita a visualização do sinal.

“Ao identificar o pedido de socorro e ajuda ou ao ouvir o código “sinal vermelho”, o atendente de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, portarias de condomínios, hoteis, pousadas, bares, restaurantes, lojas comerciais ou supermercados, proceda a coleta do nome da vítima, seu endereço ou telefone, e ligue imediatamente para o número 190”, destacam os autores do projeto.

De acordo com o projeto, sempre que possível, a vítima deverá ser conduzida, de forma sigilosa, e com descrição, a um local reservado no estabelecimento para aguarda a chegada das autoridades policiais.

Além disso, o PL prevê a realização de campanhas por parte do município “para promoção e efetivação do acesso das mulheres em situação de violência doméstica, bem como da sociedade civil, aos protocolos e medidas de proteção”.

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.