Cultura
Câmara de Osvaldo Cruz entrega “Moção de Aplausos” ao escritor Alessandro Ferreira da Costa
Pela segunda vez, a Câmara Municipal de Osvaldo Cruz, através do vereador Adenilson Aparecido Barbosa, o Exclusivo (PDT), rende homenagens ao escritor Alessandro Ferreira da Costa por suas obras literárias, através de “Moção de Aplausos”.
A primeira homenagem se deu no ano passado, durante a primeira sessão da Câmara do ano de 2023, no dia 6 de fevereiro. Na ocasião, Alessandro se fez presente para convidar os edis municipais para o lançamento de seu segundo livro, “Deus Por Testemunha – Eu Me Vignarei”, e foi surpreendido pelo vereador Exclusivo, que fez a indicação da Moção de Aplausos no ato da coleta do convite.
Neste ano, o lançamento do terceiro e último livro da trilogia, “Deus Por Testemunha – Nunca Mais Matarei” se deu no dia 24 de agosto. Cerca de dois meses depois, no dia 21 de outubro, Exclusivo apresentou nova indicação de Moção de Aplausos que, assim como a a anterior, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara.
Nas palavras registradas na Moção de Aplausos, “a saga “Deus Por Testemunha” se trata da única trilogia que explora o universo da ficção literária (gênero: romance policial) já feita por um escritor osvaldo-cruzense. Vale destacar que Osvaldo Cruz conta com diversos escritores (todos talentósissimos), porém, Alessandro é o primeiro e único da história do município a já ter publicado e lançado uma trilogia fictícia (todos os demais escritores do município publicaram poemas, poesias, biografias, trabalhos acadêmicos, narrativas que envolvam a história da cidade, entre outros). Destaca-se ainda que, por mais que possa haver algum escritor que resida no município e que já tenha feito alguma obra que explore o universo da literatura fictícia, a saga “Deus Por Testemunha” é a única que é sequêncial (ou seja, uma trilogia) – reforçando que é a única que se têm notícias (pela mídia local e regional) de já ter sido produzida por um escritor que nasceu em Osvaldo Cruz e que tenha feito os três lançamentos (em evento aberto ao público) também em Osvaldo Cruz”.
A entrega da moção se deu no último dia 25 de novembro.