Ligue-se a nós

Osvaldo Cruz

Câmara de Osvaldo Cruz vota hoje aumento de emendas impositivas; medida pode impactar reajuste salarial dos servidores

Publicado

no

A Câmara Municipal de Osvaldo Cruz deve votar nesta segunda-feira (24) em segunda e última análise um projeto de lei que aumenta o percentual das emendas impositivas de 1,2% para 2% do orçamento municipal. A proposta, de autoria dos próprios vereadores, já foi aprovada em primeira votação e conta com o apoio de algumas entidades assistenciais do município, que aguardam mais recursos por meio das emendas.

No entanto, segundo fontes da Prefeitura, caso o projeto entre em vigor, a administração municipal poderá enfrentar dificuldades para conceder o aumento real de salários aos servidores públicos, previsto para ocorrer entre maio e junho deste ano. Isso acontece porque o montante utilizado para as emendas parlamentares e o reajuste salarial provém da mesma fonte: o tesouro municipal. Com a ampliação da participação dos vereadores na destinação dos recursos, sobraria menos dinheiro para o reajuste prometido pela prefeita Vera Morena.

No início do ano, a Prefeitura já concedeu a recomposição das perdas inflacionárias de 2024 aos funcionários municipais, mas o plano era garantir um aumento real nos próximos meses. Caso o projeto das emendas seja aprovado, essa segunda etapa do reajuste pode não ocorrer por falta de recursos.

Na primeira votação, a proposta foi aprovada, inclusive com votos de vereadores da base governista, como Edvaldo Cavaru, João da Água e Juca. Para ser implementada, a mudança precisa ser confirmada na segunda votação, que acontece nesta segunda-feira.

A decisão deve movimentar o cenário político local, colocando em debate o destino do orçamento municipal e os impactos para servidores e entidades assistenciais da cidade.

 

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.