Ligue-se a nós

Destaque

Cantor Leonardo entra na lista suja do trabalho escravo e se defende

Publicado

no

O cantor Leonardo teve seu nome incluído na lista suja do trabalho escravo feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego devido a uma denúncia de trabalhadores em situação decradante em sua fazenda.
A propriedade envolvida é a Fazenda Lacanca, localizada no município de Jussara (GO). A denúncia apontou que seis dos 18 trabalhadores estavam vivendo em condições inadequadas: sem rede de esgoto, água potável ou energia elétrica.
Entre os afetados estava um adolescente de 17 anos. Em resposta à inclusão de seu nome na lista, o cantor afirmou que havia arrendado a fazenda em 2022 e não tinha mais controle sobre as atividades realizadas lá.
Ele apresentou um contrato de arrendamento durante uma audiência para comprovar sua posição.
Entenda o que é a ‘lista suja’
A “lista suja” é um documento público divulgado semestralmente pelo Ministério do Trabalho, em abril e outubro, com o objetivo de dar visibilidade aos resultados das fiscalizações do governo de combate ao trabalho escravo.
Os nomes dos empregadores só são adicionados ao cadastro após a conclusão do processo administrativo que julgou o caso, com uma decisão sem possibilidade de recurso.
Criada em 2004, a “lista suja” enfrentou impasses nos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), e sua divulgação chegou a ser suspensa de 2014 a 2016. Só foi retomada quando o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a constitucionalidade do documento.
Denúncias sobre trabalho análogo à escravidão podem ser feitas pelo Sistema Ipê.
FONTE: G1
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.