Destaque

Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz voltou a atender presencialmente

Publicado

no

Os Cartórios Eleitorais de todo Estado de São Paulo voltaram a atender de forma presencial, embora todo sistema digital esteja ainda disponível para as pessoas que tenham qualquer assunto a ser resolvido perante a Justiça Eleitoral.

Quem falou sobre o assunto com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias foi o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão. “Em Osvaldo Cruz como em todo o Estado, o atendimento presencial do Cartório Eleitoral está de volta e seguindo um horário padronizado do Tribunal Regional Eleitoral, que é o atendimento presencialmente de 12h às 17h, horário em que as pessoas podem procurar o Cartório Eleitoral para regularizar ou emitir um novo Título de Eleitor, por exemplo.”, disse.

Segundo Fernando Simão, há uma informação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para que as pessoas façam agendamento, mas em Osvaldo Cruz neste momento não está sendo necessário. “O eleitor pode simplesmente procurar o Cartório que será atendido normalmente, mas se a pessoa deixar para a última hora pode ter sim dificuldade no atendimento, já que em ano de eleição o prazo final para regularização vai até 04 de maio de 2022. Lembrando que quem prefere os meios digitais há uma série de opções neste sentido, pois durante o período de pandemia a Justiça Eleitoral se preparou, colocando à disposição da população toda uma estrutura online, com ferramentas que permitem o acesso aos serviços dos Cartórios Eleitorais. Um dos caminhos é o WhatsApp através do qual é possível resolver várias questões, o número é o (18)3529-1511, que apesar de ser um telefone fixo ele é um número que quando a pessoa adiciona aos contatos dela, aparece WhatsApp, estando disponível das 12h às 17h.”, destacou o Chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz.

De acordo com Simão, existem ainda alguns serviços que são disponíveis no site do TSE, como certidões de situação eleitoral, segunda via de título de eleitor, alteração de nome e outros. “Se a pessoa quiser ligar e agendar um dia, um horário, para informações a gente está à disposição. Lembrando que para as próximas semanas, como está tranquilo, não há preocupação de agendamento. O prazo final determinado pela Justiça Eleitoral é 151 dias antes das eleições, depois disso o cadastro eleitoral é fechado. Este ano o último dia para quem queira regularizar a situação, tirar o título, transferência de domicilio, ou transferência de local de votação no caso de ter mudado de bairro e estar mais perto de outro local de votação, é 04 de maio de 2022. Outra dúvida frequente da população é com relação ao cadastro da biometria, quem não está cadastrado poderá votar normalmente neste ano. Estão com o Título irregular somente aqueles que foram convocados para fazer a biometria e não compareceram, essas pessoas estão com o Título bloqueado e devem comparecer ao Cartório Eleitoral.”, finalizou.

 

 

 

Fonte: Metrópole Fm

Clique para comentar

MAIS LIDAS