Ligue-se a nós

Destaque

Casos de dengue e chikungunya aumentam em bastos e iacri

Publicado

no

Os municípios de Bastos (SP) e Iacri (SP) divulgaram nesta semana novos boletins com os casos de dengue e chikungunya registrados nos municípios. Em ambos os municípios, o número de pessoas doentes aumentam e  os casos de dengue superam os de chikungunya. No momento, Iacri supera Bastos com mais pessoas com dengue e chikungunya. As enfermidades, que tem ampla circulação no meio urbano, são contraídas por meio da picada do Aedes aegypti infectado.

De acordo com o boletim epidemiológico arboviroses, divulgado nesta terça-feira (16), pela Secretaria Municipal de Saúde de Bastos, registrou 91 notificações de casos de dengue, sendo que 26 foram positivos, 60 negativados e existem 5 suspeito. No boletim do último dia 5, o município tinha 51 notificações de casos de dengue, sendo 9 confirmados, 2 suspeitos e 40 negativos.

Ainda em Bastos, pelo boletim de hoje (18), foram notificados 13 casos de chikungunya, com 4 positivos, 6 negativos e existem 3 suspeitos. No boletim do último dia 5, os  casos de chikungunya eram os seguintes: 3 notificações, 2 positivos e 1 negativado. Ambos os boletins destacam que não houve nenhum óbito no município de Bastos.

O boletim informativo informativo divulgado nesta segunda-feira dia 17, pela Secretaria Municipal de Saúde de Iacri mostra que foram registrados no município 198 notificações de dengue, sendo que 70 casos foram confirmados e 117 registros da doença foram descartadas. No boletim divulgado no último dia 3, o município tinha na época 36 casos confirmados de dengue e 49 notificações da doença descartadas.

Também no município de Iacri, de acordo com o boletim divulgado ontem (17), mostra que os casos de chikungunya são os seguintes: 23 notificados, sendo que 8 foram confirmados positivos e 9 descartados. No boletim anterior, os casos de chikungunya positivos eram 2. Ainda conforme o boletim, não houve nenhuma internação ou óbito no município de Iacri até o momento.

De acordo com o site do Butatan, apesar de serem assintomáticas na maioria das vezes, dengue e chikungunya podem apresentar sintomas muito parecidos. Com isso, diferenciar as infecções pode ser um grande desafio. Os próprios testes hoje disponíveis acabam, muitas vezes, gerando reação cruzada e dificultando o diagnóstico preciso.

As principais particularidades observadas em cada doença é que, no caso da dengue, a febre alta (40°C) de início súbito está sempre presente; na chikungunya, as dores articulares são muito mais fortes; e na infecção por Zika, a febre é baixa e há muitas manchas vermelhas no corpo acompanhadas de coceira intensa.

Os sinais de alerta da dengue são dor abdominal intensa, vômitos persistentes ou com sangue, respiração ofegante, sangramento de mucosas, fadiga e desidratação. Se não tratados, podem levar a um quadro grave com hemorragias ou choque (colapso circulatório e falência múltipla dos órgãos).

Já a chikungunya é uma doença menos grave, mas que pode deixar dores articulares crônicas como sequela. Por outro lado, a maior preocupação do Zika é a microcefalia que acontece em bebês de mães infectadas durante a gestação.

Como não existe remédio específico para combater nenhum desses vírus, o tratamento para as três doenças é baseado em repouso, hidratação e medicamentos para amenizar os sintomas. Vale lembrar que se deve evitar anti-inflamatórios não esteroides, que podem favorecer sangramentos.

 

Fonte: Bastos Já

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.