Economia

Com mais de 2,3 mil assinaturas, Projeto de Iniciativa Popular é protocolado na Câmara

Publicado

no

Entrega do projeto aconteceu hoje na Prefeitura (Foto: Pedro Panvéchio - Assessoria da Câmara de Osvaldo Cruz)

Com mais de 2,3 mil assinaturas, foi protocolado hoje (12) na Câmara de Osvaldo Cruz, o Projeto de Iniciativa Popular que visa enquadrar os setores do comércio e prestação de serviços afetados pela pandemia do novo coronavírus como essenciais – dando, assim, garantia de que, caso Osvaldo Cruz volte à uma eventual fase Vermelha do Plano SP, esses setores possam trabalhar normalmente.

O Projeto de Iniciativa Popular é fruto das manifestações que aconteceram na última sexta-feira, 5, e que reuniu profissionais do ramo da beleza, prestadores de serviço, autônomos, dentre outros.

Na ocasião, eles foram recebidos na Prefeitura pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Rodrigo Albino, e a prefeita Vera Morena (PP). Em seguida, o presidente da Câmara, Antônio Bortolucci, o Tuty (DEM), também recebeu os manifestantes na Câmara.

Vale destacar que todo o movimento, desde o início, foi realizado de forma pacífica.

Tanto que o grupo foi orientado a elaboração a ação popular.

Coleta de assinaturas em três dias

As mais de 2,3 mil assinaturas foram captadas em três dias.

Entre terça-feira, e a manhã desta sexta-feira, eleitores em dia com a Justiça Eleitoral puderam contribuir, de alguma forma, com a iniciativa.

Por volta de meio dia, a ação foi protocolada na secretaria da Câmara, garantindo, assim que o projeto possa entrar na próxima sessão ordinária do Legislativo local.

Entraram no projeto, as seguintes categorias:

  • ACADEMIAS
  • COMÉRCIO VAREJISTA
  • PROFISSIONAIS LIBERAIS E PRESTADORES DE SERVIÇO
  • RESTAURANTES, LANCHONETES, CAFÉS E BARES
  • SALÕES BELEZA, BARBERARIAS, MANICURES, ESTETICISTAS DESIGNER DE SOBRANCELHAS
  • COMÉRCIO ATACADISTA

“Foi bonito ver a união da população. A população se mobilizou e mostrou qual a sua vontade. Não é só a união de uma classe, mas sim de uma cidade inteira”, destacou o empresário do ramo da beleza, Rafael Wagner, que foi um dos organizadores da ação.

E agora

Agora, a expectativa fica por conta da apreciação por parte da Câmara de Osvaldo Cruz, na sessão ordinária que está agendada para a próxima segunda-feira, 15.

Se votado e aprovado, a matéria vai para sanção ou veto da prefeita Vera Morena.

Em caso de veto, o expediente volta à Câmara que tem o poder de derrubar ou manter o veto.

Clique para comentar

MAIS LIDAS