Ligue-se a nós

Destaque

Com mandado de prisão por abandono material, homem é capturado pela PM em Adamantina

Publicado

no

Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (16) pela Polícia Militar em Adamantina, em cumprimento a mandado judicial de prisão, em aberto, por abandono material, tipificado no artigo 244 do Código Penal. O Crime ocorre quando uma pessoa deixa de prover os meios de subsistência de quem tem o direito legal de receber tal amparo.

Conforme a PM, o homem foi abordado durante patrulhamento, pouco antes das 9h. Em pesquisa criminal foi constatado o mandado de prisão em aberto. Cientificado da ordem de prisão, o homem foi conduzido até a Polícia Civil de Adamantina onde, segundo a PM, permaneceu preso à disposição da Justiça.

Saiba mais

O Código Penal brasileiro tipifica, no artigo 244, o crime de abandono material, que ocorre quando uma pessoa deixa de prover os meios de subsistência de quem tem o direito legal de receber tal amparo. A norma busca proteger a integridade e o sustento de dependentes que, por lei, têm direito à assistência material, como filhos menores, cônjuges ou pais idosos, garantindo, assim, a dignidade daqueles que dependem de terceiros para suas necessidades básicas.

De acordo com o artigo, o crime consiste em “deixar, sem justa causa, de prover a subsistência do cônjuge, filho menor de 18 anos ou inapto para o trabalho, ou de ascendente inválido ou maior de 60 anos, não lhes proporcionando os recursos necessários ou deixando de pagar os alimentos judicialmente acordados”. A pena para quem comete o abandono material é de detenção de um a quatro anos e multa, além de estar sujeito à cobrança dos valores devidos.

O abandono material está diretamente relacionado à violação de deveres legais de cuidado e assistência. A legislação reconhece que, em determinadas relações familiares, como o vínculo entre pais e filhos, ou entre cônjuges, há obrigações inalienáveis de garantir o sustento daqueles que não podem prover por si mesmos.

Embora o artigo 244 preveja punição criminal, a legislação também incentiva a resolução do problema por meio da regularização das pendências. Por exemplo, o pagamento dos valores atrasados ou a garantia do sustento pode levar à extinção da punibilidade. Essa característica reflete o objetivo primordial da norma: não apenas punir, mas assegurar que os dependentes tenham suas necessidades atendidas.

Fonte: Siga Mais
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.