Ligue-se a nós

Destaque

Conferência Nacional de saúde mental é realizada em Parapuã

Publicado

no

Assim como outros diversos municípios pelo País, Parapuã participou da 5ª conferência Nacional de Saúde Mental. Este é o maior evento participativo da área no Brasil, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde. A convocação para o evento ocorreu em dezembro de 2020 quando foi publicada resolução oficial, cuja etapa nacional será realizada em Brasília, precedida de etapas municipais, como é o caso do município, que na manhã desta terça-feira às 08h30 reuniu pacientes assistidos, autoridades, agentes de saúde, Departamento de Saúde Municipal e representantes de segmentações.

Na oportunidade houve uma programação recheada de conteúdos ministrados através de palestra. A médica do Estratégia Saúde da Família, Nádia Tessaro Saleis, debateu sobre o tema “A Política de Saúde mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A programação do evento em Parapuã trouxe também atividades em grupo com discussão e elaboração de diretrizes, além de apresentação e priorização das diretrizes para a etapa Macroregional e manifestação de interesse.

O eixo principal da 5ª CNSM é fortalecer e garantir Políticas Públicas, o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos. A conferência foi dividida em quatro subeixos, sendo:  Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;  Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, as Conferências pelo País contribuem substantivamente para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. “São formas de revisar e atualizar as políticas públicas para o campo da saúde mental e atenção psicossocial, álcool e outras drogas”, destaca a Resolução nº 652/2020.

Para os participantes foi servido café da manhã. Os participantes também ganharam certificado de participação. A conferência foi realizada na Área de lazer do trabalhador, localizada na Rua Fortaleza.

 

 

 

Fonte: Guia Online Parapuã

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.