Ligue-se a nós

APEOESP

Conquistamos um avanço: MEC institui consulta sobre ensino médio

Publicado

no

Nossa luta é pela revogação da reforma do ensino médio e BNCC

Queremos ensino médio que atenda os interesses dos filhos e filhas da classe trabalhadora

 

Foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União a Portaria 399, de 8/3/2023, assinada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, instituindo consulta pública para a avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio.

A APEOESP vem lutando intensivamente pela revogação da reforma do ensino médio imposta pelo governo de Michel Temer, que rebaixou o currículo do ensino médio e a formação dos nossos estudantes. A drástica redução da carga horária das disciplinas da Formação Geral Básica (Português, Matemática, História, Geografia, Artes, Ciências, Sociologia) a partir do segundo ano e a criação de “itinerários formativos” precarizam a formação dos jovens, não os preparam para a continuidade dos estudos, para o mundo do trabalho e nem para o exercício da cidadania e ampliam a grande distância que existe entre as escolas públicas e as boas escolas privadas.

A presidenta da APEOESP, Professora Bebel, teve a oportunidade de dialogar com o Presidente Lula sobre o ensino médio em encontro realizado no dia 7 de março no Palácio do Planalto. Em janeiro, o sindicato encaminhou ao Governo Federal documento com as deliberações do Conselho Estadual de Representantes realizado no dia 18 de dezembro, entre as quais a revogação da reforma do ensino médio é um dos pontos centrais.

Consideramos um avanço que se estabeleça esse processo de consulta e seguiremos com nosso posicionamento pela revogação total da legislação do ensino médio imposta por Temer e Bolsonaro, incluindo a revogação da Base Nacional Comum Curricular.

Queremos ensino médio que atenda os interesses dos filhos e filhas da classe trabalhadora. Esse será um dos pontos importantes da plenária intercongressual da CNTE que se realizará em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de março, da qual a APEOESP participará.

 

 

 

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 23/2023)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.