APEOESP
Conquistamos um avanço: MEC institui consulta sobre ensino médio
Nossa luta é pela revogação da reforma do ensino médio e BNCC
Queremos ensino médio que atenda os interesses dos filhos e filhas da classe trabalhadora
Foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União a Portaria 399, de 8/3/2023, assinada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, instituindo consulta pública para a avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio.
A APEOESP vem lutando intensivamente pela revogação da reforma do ensino médio imposta pelo governo de Michel Temer, que rebaixou o currículo do ensino médio e a formação dos nossos estudantes. A drástica redução da carga horária das disciplinas da Formação Geral Básica (Português, Matemática, História, Geografia, Artes, Ciências, Sociologia) a partir do segundo ano e a criação de “itinerários formativos” precarizam a formação dos jovens, não os preparam para a continuidade dos estudos, para o mundo do trabalho e nem para o exercício da cidadania e ampliam a grande distância que existe entre as escolas públicas e as boas escolas privadas.
A presidenta da APEOESP, Professora Bebel, teve a oportunidade de dialogar com o Presidente Lula sobre o ensino médio em encontro realizado no dia 7 de março no Palácio do Planalto. Em janeiro, o sindicato encaminhou ao Governo Federal documento com as deliberações do Conselho Estadual de Representantes realizado no dia 18 de dezembro, entre as quais a revogação da reforma do ensino médio é um dos pontos centrais.
Consideramos um avanço que se estabeleça esse processo de consulta e seguiremos com nosso posicionamento pela revogação total da legislação do ensino médio imposta por Temer e Bolsonaro, incluindo a revogação da Base Nacional Comum Curricular.
Queremos ensino médio que atenda os interesses dos filhos e filhas da classe trabalhadora. Esse será um dos pontos importantes da plenária intercongressual da CNTE que se realizará em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de março, da qual a APEOESP participará.
Fonte: APEOESP (Informa Urgente 23/2023)