Ligue-se a nós

Cidades

Da leitura de gibis para escritor de romances: rinopolense conta sua relação com a literatura

Publicado

no

A literatura brasileira possui escritores e escritoras talentosos. Alguns famosos, outros anônimos, mas cada um trazendo consigo um universo infinito de histórias.

Eles possuem uma relação realmente afetiva com a literatura, muitas vezes construída ainda na infância, como o rinopolense Mauro Zangaro Pessin – das leituras de gibis para escritor de romances.

“A literatura começou a fazer parte da minha vida em Rinópolis, quando tinha quatro anos e folheava as montanhas de gibis dos meus irmãos mais velhos. Segundo diz minha família, já entrei na escola sabendo ler, mas ainda não conseguia escrever. Depois, fui frequentador assíduo da Biblioteca Municipal da cidade”, relembra.

Hoje o rinopolense mora em Pirassununga. Porém, já vivenciou muitos lugares e experiências que compartilha nas histórias. “Fui motivado a escrever por muitos fatores, entre eles, o conhecimento simultâneo de muitos lugares e situações diferentes, quando fui servidor da Receita Federal e Agente de Polícia Federal, e também quando fui trabalhar no Japão como dekassegui. Outro fator foi a facilidade que sempre tive para redigir, principalmente, pensar (criar) e escrever, rapidamente”.

Ele já publicou dois romances e trabalha no terceiro livro, uma “linda história de amor, que se passará nas ruas, praças, locais turísticos e institucionais de Pirassununga”, define. “Penso em deixar definitivo, a personagem do novo romance, que tem título provisório de “Pode o amor nascer das sombras?”. No futuro próximo, devo escrever novos romances policiais, mantendo a personagem desse livro. Penso também em abandonar essa personagem e criar um/uma detetive nascido em Rinópolis para os próximos romances. Quem sabe? Um escritor acorda e vai dormir criando”.

Atualmente trabalha como contador na Câmara Municipal de Pirassununga. E, nas horas vagas, se dedica a sua paixão, considerada mais que um hobby. “Quem gosta de escrever o faz sempre. O momento melhor para um escritor, quando ele mais se diverte, é durante a criação. Ele ri e chora com as personagens, tem prazer e desprazer com certas criações. Por exemplo, detesto escrever sobre marginais: não vejo a hora de acabar e passo a não gostar da personagem, mesmo antes de começar a descrevê-la. Porém, muitas vezes, torna-se necessário descrever seres que vivem entre nós”.

Aos 55 anos, Pessin ainda ressalta sua relação afetiva com a cidade natal, que também o inspira para criação das histórias. “Rinópolis é a cidade que amo. É onde reside, até hoje, minha mãe Claudina, meu irmão Marcos, e onde estão os restos mortais de meu pai Mário, e de meu irmão Marcelo. Rinópolis é onde passei a minha deliciosa infância e amorosa adolescência, de onde me inspiro para criação de vários personagens, com adaptações, é claro. Considero-me amigo de todos os rinopolenses, residentes na cidade ou não; mas não me considero amigo daqueles que a detestam. Rinópolis é a cidade onde eu tive os primeiros sentimentos que durarão para sempre”.

O escritor destaca o momento dos e-book’s, que, em sua opinião, “separará de vez aqueles que amam a leitura daqueles que compram livros para embelezar suas estantes ou para tirar fotos na frente delas, passando-se por intelectuais”. “Cada livro impresso é uma árvore cortada na mata. Cada livro lido, é conhecimento novo recebido, é emoção, é lazer, é viagem, é cultura e história”.

É POSSÍVEL AMAR DE NOVO?

Meu primeiro romance é sobre a tentativa desesperada de encontrar outra vez o  amor, por dois jovens que já amaram intensamente um dia. O livro intitulado É Possível amar de Novo? é um romance eletrizante, passado em três continentes, temperado com fortes paixões, traições, lugares paradisíacos inesquecíveis, assassinatos, assaltos de tirar o fôlego, máfia; muito suspense e emoção. Como destaque, uma maravilhosa e inesquecível história de amor. No enredo do romance tem a resposta para a pergunta/título. A história serve também para aquele/a que nunca amou, saber como é amar.

PODER E DINHEIRO X AMOR E MORAL

O segundo romance intitulado Poder e Dinheiro X Amor e Moral trata-se de uma obra religiosa-espírita de autoajuda. Conta a história de duas famílias que estão em lados opostos das Pirâmides Social / Moral. Uma, muito rica e imoral; outra, muito pobre e cheia de sentimentos maravilhosos. Tem orientações que se pode tirar do enredo, referentes a: Sensações X Sentimentos – diferenças. As dificuldades morais para aqueles que nasceram na riqueza. As dificuldades materiais para aqueles que nasceram na pobreza. A importância da religião na criação dos filhos ricos ou pobres. As dificuldades para se manter a moral e o amor diante das atrações oferecidas pelas sensações. As dificuldades para se afastar dos desejos de dinheiro e de poder para aqueles que vivem com poucos recursos. As respostas estão no enredo do livro, que fala também de Deus, Jesus, Espíritos Superiores e Inferiores, Allan Kardec e a Doutrina Espírita, esta que a todos consola.

 

Fonte: Impacto Notícias

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.