Ligue-se a nós

Clima

Defesa Civil emite alerta para risco de incêndios em todo o estado de SP

Publicado

no

A Defesa Civil de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, emitiu um alerta para risco de incêndios no todo o estado entre segunda-feira (23) e quinta-feira (26), exceto o litoral paulista.

O Mapa de Risco de incêndio, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do estado.

Nos próximos dias, o estado de São Paulo será dominado por um clima seco e estável. Sem previsão de chuvas, a atenção se volta para a elevação gradual das temperaturas, que trarão uma sensação de calor e clima seco, e podem atingir 39ºC.

“Como o tempo estará seco, os índices de umidade relativa do ar devem cair no período da tarde, exceto na faixa litorânea. Por conta desse cenário, o risco de incêndios é elevado e requer atenção especial em áreas de vegetação”, informou a Defesa Civil.

Previsão do tempo

As temperaturas podem chegar aos 34 °C na Região Metropolitana da Capital, no período mais quente do dia. Destaque para a umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 25%.

Para São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente, as temperaturas devem ficar na faixa dos 39° C, com umidade relativa do ar abaixo dos 20%.

Em Franca, Barretos e Ribeiro Preto, os termômetros podem registrar temperaturas máximas de 38°C com umidade do ar abaixo dos 20%. Nas regiões de Araraquara e Bauru, temperatura máxima de 37 °C.

Já para a região de Sorocaba e Campinas, a máxima prevista é de 36°C e umidade relativa do ar abaixo dos 25%. Para a Região de Itapeva, máxima de 32º C e umidade do ar abaixo dos 40%.

No Vale do Paraíba, a temperatura máxima alcança os 33º C com umidade do ar abaixo dos 30% e na Serra da Mantiqueira, a temperatura máxima chega aos 32º C e a umidade do ar fica abaixo dos 30%.

Recomendações à população

Com risco elevado para queimadas e previsão de tempo quente e seco, são recomendados cuidados com a saúde, que incluem hidratação constante e proteção do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.

A Defesa Civil estadual, em colaboração com as Defesas Civis municipais, implementa diversas medidas preventivas, incluindo vistorias nas áreas mais vulneráveis às queimadas, a construção de aceiros e o reforço nas campanhas de conscientização direcionadas à população.

 

FONTE: Band UOL

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.