Ligue-se a nós

Economia

Duplicações, pedágios, inovações e R$ 13bi em investimentos: os planos da Eixo SP para concessão PiPa

Publicado

no

A partir de hoje, o lote PiPa (Piracicaba-Panorama), que compreende 1.273 quilômetros da malha rodoviária paulista (20% do total concedido e a maior concessão de estradas da história do Brasil), estará sob gestão da Eixo SP. O contrato entre a concessionária e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) foi assinado em 15 de maio, após o consórcio vencer o certame com oferta de R$ 1,1 bilhão. Agora, a Eixo apresenta seu plano de investimento para os próximos 30 anos de concessão, com expectativa de R$ 13,7 bilhões destinados a ampliações e melhoramentos das estradas em 62 municípios do Estado.

Das 12 rodovias inseridas no lote, três cortam a região de Presidente Prudente, são elas: a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), que atravessa a Nova Alta Paulista, a Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), o trecho de Presidente Prudente a Parapuã, e a Rodovia Homero Severo Lins (SP-284), que interliga Martinópolis até Assis, na região de Marília.

Para os primeiros cinco anos, a Eixo projeta que já serão investidos, em todo o PiPa, R$ 4,2 bilhões em obras e pagamento de funcionários diretos e indiretos, visto que, em meia década, a pretensão é abrir mais de 5 mil vagas de trabalho, sendo 2.031 empregos diretos já no início das operações.

Primeiros 24 meses

Todos os dados acima foram apresentados em live, realizada nesta semana, com a presença de prefeitos, representantes da Eixo SP e do governo estadual, entre os quais, o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Em meia década, a pretensão é abrir mais de 5 mil vagas de trabalho, sendo 2.031 empregos diretos já no início das operações

Quem apresentou os números e projetos foi o diretor-presidente da Entrevias, empresa responsável pelo consórcio Eixo SP, Sergio Ray Santillan. Ele demonstra os planos dos primeiros 24 meses de concessão: pavimento (operações tapa-buracos, correção de depressões, selagem de trincas, reparos superficiais, fresagens, eliminação de degrau); faixa de domínio (remoção de detritos, poda e revestimento vegetal, recuperação de erosões); drenagem (desobstrução dos elementos de drenagem superficial, reparos, colocação de grelhas e tampas nas caixas de captação); contenção viária (reparação ou substituição, recomposição de defensas e balizadores); e sinalização (reparação ou substituição de placas, limpeza, recuperação de sinalização horizontal e recuperação de dispositivos delimitadores).

O diretor-presidente não se esquece de apontar como principal meta a redução de acidentes e mortes nas estradas, e para isso, além de infraestrutura, apresenta projetos sociais e educativos.

Pedágios

O secretário de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, que participou e falou na live, na qual os representantes da concessionária apresentaram seu projeto aos prefeitos do trecho PiPa e imprensa, em relação aos pedágios, comentou: “Vão sentir na pele o que é brigar por conta do pedágio” e chamou tais discussões de “batalha campal”. “Vai continuar, ainda mais nesses tempos de pandemia”. Em contraponto, o secretário destaca que acreditam na boa gestão e competência que a empresa traz do setor privado.

João Octaviano destaca, em relação a isso, a concessão moderna, com ênfase ao projeto que pretende trazer inovações tarifárias. Além da redução da tarifa quilométrica em 23%, será implementado o DUF (Desconto de Usuário Frequente), descrito pela Eixo como “modelo inédito no Brasil, que irá beneficiar os motoristas que utilizam o trecho rodoviário com mais frequência, principalmente moradores de pequenas cidades que usam rodovias para acessar a rede de comércio e serviços de municípios vizinhos”.

Trechos onde será instalado pedágios

SP 308 km180 Piracicaba

SP 304 km183 Trecho Piracicaba – Águas de São Pedro

SP 304 km211 Trecho Águas de São Pedro – Sta Maria da Serra

SP 304 km256 Trecho Torrinha – Jaú

SP 294 km367 Bauru

SP 294 km426 Marília

SP 294 km477 Pompéia

SP 294 km551 Iacri

SP 294 km581 Osvaldo Cruz

SP 294 km623 Junqueirópolis

SP 294 km668 Trecho Dracena – Panorama

SP 425 km400 Trecho Parapuã – Martinópolis

SP 425 km433 Trecho Martinópolis – Presidente Prudente

SP 284 km532 Trecho Rancharia – Martinópolis

SP 284 km 457 Trecho Assis – Paraguaçu

SP 293 km1 Duartina

Colaboraram: O Imparcial e Jornal Impacto

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.