Destaque
Empreendedor de Adamantina lança primeira cachaça do mundo criada por inteligência artificial
Natural de Adamantina, o empreendedor Leandro Dias trabalhava como consultor de Inteligência em Negócios para grandes empresas.
Em 2012, ele decidiu ir para o Canadá estudar sobre negócios e cursos técnicos na área. Passou quase um ano morando em Toronto. Nessa época, ele descobriu bebidas produzidas com ouro puro na composição.
Como ele sempre foi apaixonado pelo universo das cachaças, ele decidiu abrir mão da carreira na área de tecnologia e investir em uma ideia ousada: criar uma cachaça feita por IA.
A Cachaça Middas Reserva dos Proprietários é a primeira cachaça do planeta a ser feita por uma Inteligência Artificial. O Blend 2024 de uma das cachaças mais premiadas do Brasil foi totalmente criado por uma Inteligência Artificial. A inovação começou a ser pensada no começo do ano, quando os proprietários da marca trouxeram para a empresa um departamento de Inteligência Artificial, a Futuristas.ai, uma consultoria que ajuda empreendedores a criarem suas marcas com soluções práticas de IA.
“Nosso objetivo é transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento sustentável, otimizando a eficiência e inovação nos negócios”, declara João Almeida, sócio-fundador da Futuristas.ai.
O estalo de criar a IA para fazer essa versão veio em uma discussão de como seria o blend 2024, já que a Middas Reserva dos Proprietários é lançada anualmente como uma edição limitada a 1.000 garrafas numeradas.
“Pensamos: porque não criar uma Inteligência que seja capaz de fazer a leitura mais fidedigna de todo feedback que recebemos nestes 10 anos de existência e criar um agente de IA para compilar essas informações e criar um blend que agrade ainda mais o nosso consumidor”, afirma Leandro Dias, responsável por criar o blend anual da Middas Reserva dos Proprietários.
VERSÃO FEITA PELA IA RECEBEU INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE A CACHAÇA – Além do feedback dos consumidores, a IA literalmente mergulhou nos barris de Carvalho Americano de primeiro uso, que há 10 anos guardam a cachaça que seria usada nesse blend especial. A Inteligência Artificial também recebeu informações dos barris de Carvalho Francês, que são utilizados para envelhecer os melhores conhaques do mundo e foram importados especialmente para esse blend. E, para completar, a IA também “visitou” os tonéis de Jequitibá Rosa, de onde saiu o complemento e o equilíbrio do blend.
“Em 10 anos este é seguramente o melhor blend que a Middas já teve”, declara Dias. Ele lembrou que a cachaça foi destaque recente no Concurso Mundial de Bruxelas, que é uma espécie de Copa de Mundo das Cachaças. Em 2021, a Middas Reserva dos Proprietários recebeu o título de melhor Cachaça do mundo ao receber a dupla medalha de ouro e o título de Cachaça Revelação do concurso. O feito foi repetido no ano seguinte, pela versão clássica, que é um blend de Cachaças armazenadas em tonéis da madeira Amendoim do Campo, Jequitibá e amburana.
EXPERIÊNCIA SENSORIAL É UM DOS PONTOS ALTOS DO BLEND PRODUZIDO PELA IA – Uma das preocupações do treino do agente foi garantir o que trouxe a Middas até aqui, levando a cachaça a conquistar medalhas em praticamente todos os continentes do planeta. A IA recebeu instruções para ressaltar cada nota e característica sensorial que fossem fazer parte deste blend. O resultado foi uma surpresa para todos que puderam provar o resultado final.
O blend Middas Reserva representa a perfeita harmonia entre as madeiras e suas tostas. A predominância do carvalho americano traz a robustez e a intensidade desejada, enquanto o carvalho francês agrega elegância e o jequitibá rosa completa a experiência com um toque brasileiro autêntico e refrescante. Este blend proporciona uma cachaça com 42% de volume alcoólico, com uma presença marcante de carvalho e um equilíbrio excepcional de aromas e sabores.
A bebida custa R$697 e pode ser adquirida no site oficial da cachaça.
O OURO COMESTÍVEL SEGUE COMO UM DOS MAIORES DIFERENCIAIS DA CACHAÇA – A Middas Reserva já havia impactado o mercado da Cachaça, ao ser lançada em 2014 como a primeira Cachaça com Flocos de ouro comestível de verdade. O ouro da Middas possui 23 quilates e é tratado por um laboratório alemão, de onde recebe o selo de certificado de pureza para alimentos da União Europeia.
O ouro é consumido desde os tempos mais remotos por reis, rainhas, faraós e grandes líderes da humanidade. Eles acreditavam que o ouro conferia força, poder e sabedoria para tomar decisões. O nome Middas é inspirado na lenda do Rei Midas, que transformava em ouro tudo aquilo que tocava.
Fonte: Nossa Lucélia