A Energisa contabilizou cerca de mil ocorrências de falta de energia decorrentes do temporal que atingiu a região na noite de sábado (23). No início da tempestade cerca de 26 mil clientes tiveram o fornecimento de energia comprometido, sendo que 95% estão com a energia normalizada.
A maior parte das ocorrências foi provocada por queda de árvores e galhos sobre a fiação, resultando no rompimento de cabos e danos, quebra de postes e danos a outros equipamentos da rede elétrica. Nestes casos em que há volume expressivo de vegetação nas vias, impedindo a atividade das equipes da Energisa, se faz necessária a atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no corte e retirada de galhos para que a recomposição do sistema elétrico seja concluída.
Pelo terceiro final de semana consecutivo, a região foi acometida por rajadas de ventos, acompanhadas de chuvas fortes. Conforme atualizado pela Defesa Civil, na noite deste sábado os ventos passaram de 80 km/h, causando destelhamentos, derrubando árvores, postes, e arremessando diversos objetos sobre a rede elétrica.
Com o empenho das equipes, que foram reforçadas desde a noite de sábado, a energia está sendo normalizada de forma gradativa, reduzindo a demanda das ocorrências mais críticas e prioritárias, que incluem hospitais, unidades de saúde e situações que coloquem a segurança da comunidade em risco.
Neste momento, as equipes continuam trabalhando na substituição de postes, removendo árvores sobre a fiação, realizando reparos de cabos e de outros equipamentos nas localidades onde os danos foram mais graves.
Fonte:Impacto Notícias