Destaque
Energisa promove mutirão de melhorias e orientações de segurança em Sagres
Equipes da Energisa Sul-Sudeste realizam, nesta sexta-feira (9), um mutirão de melhorias na rede elétrica que atende a cidade de Sagres. Com manutenções preventivas, substituição de equipamentos e podas de árvores, a iniciativa visa melhorar a qualidade do fornecimento de energia na localidade. Paralelamente, profissionais da área de segurança percorrem as ruas da cidade, abordando moradores e comerciantes para falar sobre os riscos de acidentes domésticos envolvendo eletricidade.
Conforme Alessandro Gomes, gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, faz parte do compromisso da concessionária realizar inspeções periódicas, manutenções preventivas e corretivas a fim de garantir a qualidade, continuidade e segurança na distribuição de energia para residências, comércios, indústrias e clientes rurais nas cidades onde a Energisa atende.
Graças à tecnologia, boa parte desses serviços tem sido feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em “Linha Viva”, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção no fornecimento de energia durante os serviços de manutenção.
“Contamos com profissionais devidamente treinados e equipados para atuarem na manutenção enquanto a rede de média tensão permanece ligada. Tudo é feito com segurança, garantindo o conforto de toda a comunidade que é diretamente beneficiada com a melhora na qualidade da energia”, finaliza o gerente.
Segurança
Os riscos dos acidentes envolvendo eletricidade também estão em evidência nesse mutirão da Energisa. Os profissionais da empresa percorrem as ruas da cidade, abordando comerciantes, moradores e estudantes da rede pública para falar sobre os riscos aos quais as pessoas se expõem quando o assunto é eletricidade.
Entre as principais orientações estão os perigos das instalações elétricas mal conservadas, o uso de benjamins (Ts) e adaptadores de tomadas, que podem causar sobrecarga, curto-circuito, choque elétrico e até incêndios de grandes proporções. Além disso, há instruções sobre os riscos de ligações ilegais, queimadas, equipamentos e objetos próximos da fiação e acidentes de trânsito que atingem postes.