Ligue-se a nós

Destaque

Energisa Sul-Sudeste flagra e desativa fraude em estabelecimento comercial de Osvaldo Cruz

Publicado

no

No começo da noite desta quarta-feira (4), equipes da Energisa identificaram uma fraude na rede elétrica de um estabelecimento comercial na Avenida Presidente Roosevelt, em Osvaldo Cruz, e a desativaram.
Com o apoio da Polícia Militar, os técnicos desativaram a fraude. De acordo com o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, foi identificado que o estabelecimento comercial osvaldocruzense desviou 64 mil kWh, o que representa R$ 54 mil de prejuízo financeiro. A Perícia também esteve no local.
Essa rotina de inspeções inclui o uso de tecnologias como uma inteligência artificial para o monitoramento dos consumos, também denúncias de fraudes e análises de situações em que as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo.
De acordo com Renan, quem desvia energia elétrica, o famoso “gato”, ou manipula o equipamento que passa a não registrar o consumo real (fraude), comete crimes previstos no Código Penal Brasileiro, ficando sujeito a prisão por um período de um a quatro anos.
“A prática de fraude e furto de energia é prejudicial para a sociedade em diversos sentidos. Além de serem crimes, a energia furtada por meio do ‘gato’ é rateada entre todos os clientes da empresa. Todos pagam por isso. E mais, a vida de inúmeras pessoas fica exposta ao risco de acidentes. Inúmeros casos já foram registrados no país de acidentes provocados por ligações clandestinas”, destaca Renan.
Fonte: Energisa
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.