Destaque

Energisa Sul-Sudeste flagra e desativa fraude em estabelecimento comercial de Osvaldo Cruz

Publicado

no

No começo da noite desta quarta-feira (4), equipes da Energisa identificaram uma fraude na rede elétrica de um estabelecimento comercial na Avenida Presidente Roosevelt, em Osvaldo Cruz, e a desativaram.
Com o apoio da Polícia Militar, os técnicos desativaram a fraude. De acordo com o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, foi identificado que o estabelecimento comercial osvaldocruzense desviou 64 mil kWh, o que representa R$ 54 mil de prejuízo financeiro. A Perícia também esteve no local.
Essa rotina de inspeções inclui o uso de tecnologias como uma inteligência artificial para o monitoramento dos consumos, também denúncias de fraudes e análises de situações em que as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo.
De acordo com Renan, quem desvia energia elétrica, o famoso “gato”, ou manipula o equipamento que passa a não registrar o consumo real (fraude), comete crimes previstos no Código Penal Brasileiro, ficando sujeito a prisão por um período de um a quatro anos.
“A prática de fraude e furto de energia é prejudicial para a sociedade em diversos sentidos. Além de serem crimes, a energia furtada por meio do ‘gato’ é rateada entre todos os clientes da empresa. Todos pagam por isso. E mais, a vida de inúmeras pessoas fica exposta ao risco de acidentes. Inúmeros casos já foram registrados no país de acidentes provocados por ligações clandestinas”, destaca Renan.
Fonte: Energisa
Clique para comentar

MAIS LIDAS