Destaque
Equipes da Energisa trabalham na substituição de poste atingido por caminhão em Osvaldo Cruz

Equipes da Energisa estiveram empenhadas nos reparos aos danos à rede de energia que um caminhão causou ao colidir contra um poste na Avenida Felipe Carmona, em Osvaldo Cruz, na tarde desta segunda-feira (28). No momento da colisão, nenhum imóvel teve o fornecimento de energia comprometido. Porém, a empresa esclarece que foi necessário interromper temporariamente a energia para 114 clientes das proximidades para que o poste seja substituído com segurança.
Assim que foi registrada a colisão, a Energisa acionou suas equipes que isolaram a área para iniciar os trabalhos de substituição do poste e reparos dos danos causados à rede de energia no local. No entanto, o coordenador do Centro de Operação Integrado (COI) da Energisa Sul-Sudeste, Mauricio Arantes, explica que por questões técnicas e de segurança, o fornecimento foi interrompido temporariamente para 114 imóveis que estão próximos ao local do acidente.
“Nosso compromisso é atuar com segurança a fim de que o fornecimento de energia seja normalizado no local o mais rápido possível”, garante.
Colisões contra postes
De acordo com a Energisa, de janeiro até agora, nos 24 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste na região de Presidente Prudente, foram registrados 46 acidentes. Devido a essas ocorrências, 5.615 clientes foram impactados com a interrupção temporária no fornecimento da energia.â¯â¯â¯
“Há situações que, devido à complexidade dos estragos, os reparos podem demandar um tempo maior e, por questões de segurança, os trabalhos precisam ser feitos com a rede desligada. Além disso, há ocorrências que, ainda que o impacto da batida não interrompa o fornecimento da energia imediatamente, como ocorreu em Osvaldo Cruz, precisamos realizar um desligamento emergencial para substituir os postes e executar os reparos nas demais estruturas”, esclarece.â¯â¯
Por fim, Mauricio enfatiza os riscos envolvidos em acidentes com postes. Um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos.
“Mesmo partido, um cabo pode estar energizado e provocar acidentes graves e até fatais. Por isso, que ao se deparar com um cabo partido na rua ou calçada, ou sobre um veículo, mantenha a distância. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e para a Energisa (0800 70 10 326), para que as equipes façam o resgate com segurança”.
No caso dos motoristas e passageiros dos veículos envolvidos na colisão, as orientações incluem: manter a calma, permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada do socorro pelas equipes especializadas.
Fonte: Comunicação Energisa – Osvaldo Cruz
