Ligue-se a nós

Saúde

Estado libera vacina da gripe para todos os grupos

Publicado

no

A Campanha de Vacinação contra a Gripe está disponível para pessoas de qualquer faixa etária. De acordo com o governo estadual, a campanha também foi prorrogada oficialmente até 24 de julho e a população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos.

Isso significa que todo público pode procurar um posto de vacinação, mas como explica a enfermeira da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Osvaldo Cruz, Camila Silva, a prioridade continua sendo os grupos que não atingiram a meta de vacinação de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas e ainda as pessoas com idade entre 55 e 59 anos.

A vacina contra a gripe não imuniza contra a Covid-19, mas a campanha é importante para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios, principalmente agora no inverno. “Vacinar em massa contra a gripe significa minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio à pandemia de Covid-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes”, diz o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Protocolos de segurança

A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias, mas as aglomerações em filas em busca da imunização não são.

Se a pessoa apresentar febre ou mau estado geral, deve ser adiada a vacina, com recomendação para seguir o isolamento domiciliar. As equipes devem anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos 1 metro entre o anotador e paciente. Cada profissional tem a recomendação de usar caneta própria e o álcool deverá ficar disponível para uso.

Em Osvaldo Cruz a vacinação acontece em todos os postos dos bairros e ainda no Centro de Saúde e mais a Sala de Vacinas do Centro de Pediatria.

Assessoria de Imprensa

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.