Saúde
Estado libera vacina da gripe para todos os grupos
A Campanha de Vacinação contra a Gripe está disponível para pessoas de qualquer faixa etária. De acordo com o governo estadual, a campanha também foi prorrogada oficialmente até 24 de julho e a população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos.
Isso significa que todo público pode procurar um posto de vacinação, mas como explica a enfermeira da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Osvaldo Cruz, Camila Silva, a prioridade continua sendo os grupos que não atingiram a meta de vacinação de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas e ainda as pessoas com idade entre 55 e 59 anos.
A vacina contra a gripe não imuniza contra a Covid-19, mas a campanha é importante para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios, principalmente agora no inverno. “Vacinar em massa contra a gripe significa minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio à pandemia de Covid-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes”, diz o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
Protocolos de segurança
A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias, mas as aglomerações em filas em busca da imunização não são.
Se a pessoa apresentar febre ou mau estado geral, deve ser adiada a vacina, com recomendação para seguir o isolamento domiciliar. As equipes devem anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos 1 metro entre o anotador e paciente. Cada profissional tem a recomendação de usar caneta própria e o álcool deverá ficar disponível para uso.
Em Osvaldo Cruz a vacinação acontece em todos os postos dos bairros e ainda no Centro de Saúde e mais a Sala de Vacinas do Centro de Pediatria.
Assessoria de Imprensa