Destaque

Etec de Tupã é ponto de coleta de óleo queimado para reciclagem

Publicado

no

A Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Massuyuki Kawano, de Tupã, realiza todos os anos a Gincana Cultural e Esportiva. Em 2024, a tradição mudou. Em vez de arrecadar itens de cesta básica e doá-los para entidades assistenciais, alunos e professores se engajaram em uma campanha da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para reduzir o descarte incorreto do óleo de cozinha queimado.

Trata-se do projeto Reciclóleo, que conta com 600 postos de coleta em 19 cidades do interior. Em Tupã, a Etec é uma das localidades parceiras. “Trocamos óleo usado por outro novo para enviar às entidades”, explica Jurandir Roberto Fernandes, diretor da unidade, que considera o projeto uma boa alternativa, já que não envolve gastos.

Depois de coletado, o óleo é enviado pela Unesp a uma fábrica local que o transforma em sabão. No início do ano, quando pessoas de todo o Brasil solidarizavam-se com as enchentes no Rio Grande do Sul, a Etec ajudou a transformar os 4.243 litros de óleo coletados em barras de sabão, todas enviadas para o estado afetado pelas chuvas.

“Um litro de óleo usado, descartado irregularmente nas pias de cozinha das casas pode contaminar 20 milhões de litros de água”, explica Fernandes. “Diante disso, a Etec une forças na luta para a preservação da natureza”. Para quem quiser doar, a escola dispõe de um tanque permanente para coleta de óleo queimado.

Serviço

Projeto Reciclóleo
Local: Etec Prof. Massuyuki Kawano
Endereço: R. Bezerra de Menezes, 215 – Vila Independência – Tupã-SP
Horário: das 8 às 18 horas

 

FONTE: CPS – Tupã

Clique para comentar

MAIS LIDAS