Destaque
Feira Anual da Cooperativa Casul acontece nos dias 11 e 12 de agosto

A Cooperativa Casul de Parapuã vai realizar nos dias 11 e 12 de agosto, a 13º Edição de sua feira anual. O evento nasceu para marcar os 50 anos da cooperativa, na época.
A Feira Casul será no Clube da Cooperativa em Parapuã, a partir das 8h, trazendo renomados especialistas em várias culturas e setores do agro.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu Djalma Migliorini, Relações Públicas da Casul, há mais de 30 anos fazendo parte da Família Casul, que falou um pouco sobre a história da cooperativa. “A Cooperativa Casul surgiu em 1960, quando 59 produtores de café se reuniram, e na época era a monocultura, o café era muito forte por aqui na região. Então surgiu a Cooperativa Casul e até a década de 70 era só de cafeicultores. Mas houve a necessidade de trazer mais alternativas para os produtores rurais, além do café, e nossa diretoria trouxe a seringueira, e a partir daí ano a ano foram sendo trazidas outras culturas, aumentando esse leque.”, disse.
No ramo da seringueira, a Casul é hoje a maior e mais antiga do Brasil, em termos de comercialização do produto extraído dessa cultura.
A Casul cresceu muito nos últimos tempos e também colhe muitos frutos do passado, são mais de 9 mil cooperados, mais de 500 colaboradores e tem os melhores parceiros do mercado, tanto a nível nacional quanto internacional.
Hoje é uma realidade na cooperativa as culturas verticalizadas, como o amendoim, com crescimento da cultura, onde há a multiplicação, certificação, tratamento, fornecimento da semente ao produtor, oferecimento de produtos e insumos, além da troca do produto colhido com o cooperado.
Com a chegada desse amendoim na Cooperativa, é feita a limpeza, secagem, armazenamento, beneficiamento, e a exportação para mais de 20 países do mundo, sem contar os investimentos nas culturas de soja, mandioca, frutas, hortaliças e muitos outros.
Mas esse crescimento por além das fronteiras, tanto que hoje os investimentos foram para todo estado, além de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, porque muitos cooperados daqui estão investindo em outras regiões, e a Casul vai atrás levando esse suporte aos seus membros.
Paralelamente, a Cooperativa Casul está montando áreas industriais como a indústria de óleo de amendoim, indústria de rações para animais, garantindo a colocação e industrialização das produções de amendoim, sorgo, milho e outras. Esses projetos são diretamente agregados ao mercado exportador, garantindo ganhos maiores aos agricultores.
Sobre a Feira
-A XIII Feira Casul traz uma programação rica de palestras que começa às 9h30 do dia 11 de agosto, com Denizart Bolonheze, agrônomo e pesquisador falando sobre amendoim.
-11h a palestra com a agrônoma Vanessa Biazotto, no Espaço da Mulher.
-14 h, também engenheiro agrônomo José Carlos Feltran vai falar sobre a cultura da mandioca.
-15h30 os desafios e soluções para a cultura da soja, com o agrônomo João William Bossolani.
No segundo dia do evento, dia 12 de agosto, às 9 h, o tema da palestra será a pecuária em pastagens com o agrônomo da Esalq/Usp, Moacir Corsi.
-10h30 palestra sobre gestão e sustentabilidade agrícola com a engenheira agrônoma Vanessa Sabioni.
-14h a última palestra do ciclo com o Cassio Scomparin-Diretor Agrícola da Planthec, falando sobre seringueira.
Fonte: Metrópole FM
