Um golpista se identificando como juiz substituto em Osvaldo Cruz fez pelo menos duas pessoas perderem dinheiro nesta segunda-feira (3). Em um dos casos o prejuízo foi de quase R$ 2,5 mil.
O caso é investigado pela Polícia Civil.
Segundo informações de uma fonte, uma pessoa ligou para um departamento público aqui da cidade e se identificou como juiz substituto na Comarca de Osvaldo Cruz e pediu contato de pessoas de confiança que poderiam atuar como diaristas para “uma ação itinerante”.
Foi passado um contato e mais tarde a fonte soube que se tratava de golpe.
O suspeito também se identificou ao servidor que faria um trabalho extra de motorista como juiz substituto, combinou o valor do frete e em seguida disse que havia feito os depósitos.
O golpista falou que havia depositado valores a mais e pediu que transferissem a diferença.
A vítima assim fez e só percebeu que se tratava de golpe depois.
Uma das vítimas perdeu R$ 2,4 mil e quando foi à Polícia Civil registrar o caso já havia uma outra pessoa registrando ocorrência semelhante.
Já houve casos semelhantes nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, pelo menos.
Em todas as situações o modo de agir dos golpistas é assim: o contato inicial ocorre junto a órgãos públicos, que repassam nomes de profissionais da região.
Em nova ligação, agora direto para a pessoa indicada, o golpista alega que depositou quantia maior do que a combinada de forma errada e pede reembolso do valor extra.
Imbuída de boa-fé, a vítima só percebe que foi enganada quando às vezes comparece à unidade judiciária para ser ressarcida e percebe que o suposto magistrado não existe.
A orientação é para que as vítimas registrem boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Fonte: Ocnet