Ligue-se a nós

Destaque

Governo do Estado diz que autismo em crianças pode passar

Publicado

no

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) escreveu em justificativa de veto a projeto de lei nesta quarta-feira (8) que o autismo em crianças pode passar, afirmação contestada por especialistas e ativistas da área.

O projeto de lei 665/2020, do deputado Paulo Correa Junior (PSD), foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo e prevê validade indeterminada a laudos médicos que atestem o transtorno do espectro autista.
O governo Tarcísio vetou o projeto. Na justificativa, escreveu que a área técnica da Secretaria de Saúde apontou que o autismo “diagnosticado precocemente até os cinco anos e onze meses de idade é mutável, podendo mudar tanto de gravidade como até mesmo deixar de existir”. A pasta também apontou possibilidade de erro de diagnóstico.
Outro motivo para o veto, segundo o texto, foi o de que sancioná-lo feriria o princípio de igualdade, já que os laudos médicos de outras doenças consideradas permanentes não possuem prazo de validade indeterminado.
Deputada estadual eleita e ativista da área, Andréa Werner (PSB-SP) se disse preocupada com a orientação da Secretaria de Saúde de que autismo pode passar.
Ela ainda disse que os erros de diagnóstico são muito raros e que, dado que o princípio de igualdade foi apontado como problema, vai apresentar projeto de lei para que os laudos médicos de todas doenças consideradas permanentes tenham validade indeterminada.
Fonte: Folha de São Paulo
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.