Ligue-se a nós

APEOESP

Governo encaminha à ALESP reajuste aos servidores

Publicado

no

Proposta de reajuste é conquista da nossa luta. Queremos a ampliação do índice de 6%

Reajuste incide sobre o salário-base e a carreira e tem vigência a partir de 1º de julho de 2023

Em breve publicaremos análise mais detalhada

CER no dia 24/6 definirá calendário de mobilizações

 

A luta da APEOESP pela valorização salarial e profissional dos professores e demais integrantes do magistério é histórica e permanente. Nosso sindicato, por meio do então deputado federal constituinte e ex-presidente da APEOESP, Gumercindo Milhomen Neto, está na origem da conquista do piso salarial profissional nacional. Em 2015, realizamos a segunda mais longa greve da nossa história, com 92 dias de duração, pelo cumprimento da meta 17 do Plano Nacional de Educação – equiparação salarial com os demais profissionais com formação de nível superior.

 

Estamos em luta

No último período, vimos realizando seguidas manifestações para que o Governo do Estado cumpra a lei do piso nacional, aplicando o reajuste sobre o salário-base, com repercussão em toda a carreira e não como abono complementar. Em 2022, conseguimos obter 10% de reajuste, com mobilizações de rua e na Assembleia Legislativa. O atual projeto do governo também é de reajuste de 6%, incidindo sobre o salário-base e a carreira, inclusive subsídios. Em breve publicaremos análise detalhada sobre o projeto.

 

É preciso recuperar nossas perdas

Esse reajuste conquistado em 2022 foi insuficiente, tendo em vista que o atual Professor de Educação Básica II (PEB II) possui uma defasagem de 31,8% em relação ao atual valor do piso salarial profissional nacional. A defasagem do PEB I é de 41,1% em relação ao PSPN.

Em relação à meta 17 do plano Nacional e estadual de educação, a defasagem está em cerca de 43,1% (cerca de R$ 1.200,00); a equiparação salarial com as demais categorias que têm nível superior deveria ser a remuneração dos professores.

 

CER decidirá sobre nossa mobilização

No dia 24/6, o Conselho Estadual de Representantes da APEOESP se reunirá de forma virtual para decidir sobre a organização do XXVII Congresso Estadual da APEOESP e sobre nossas lutas e campanhas. Decidirá, portanto, sobre a data da assembleia da categoria, eixos de luta, mobilizações e sobre nossa atuação na Assembleia Legislativa, na qual contamos com a presença da Deputada Estadual Professora Bebel, Segunda Presidenta da APEOESP, e outros parlamentares dos partidos de oposição.

Por meio da Professora Bebel, apresentaremos emendas ao projeto visando o atendimento de nossas reivindicações.

Acesso a íntegra do projeto de lei em: https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000492948&tipo=2&ano=2023

 

 

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 57/2023)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.