Ligue-se a nós

APEOESP

Governo publica decreto do abono complementar do piso nacional

Publicado

no

O Governo do Estado, mais uma vez descumprindo a lei 11.738/2008, que instituiu o piso salarial profissional nacional, publicou o decreto 68.723/2024, instituindo pagamento do abono complementar, proporcional à jornada de trabalho, para aqueles e aquelas que recebem salários inferiores ao piso nacional. Não foi divulgada a data do pagamento dos valores retroativos a janeiro de 2024. Estamos cobrando que este pagamento seja imediato.

Abono complementar é ilegal

O Estado vem adotando há vários anos essa forma ilegal de pagamento, que beneficia apenas uma pequena parcela de professores e não se incorpora aos salários para quaisquer efeitos. O pagamento correto se dá pelo reajuste no salário-base, repercutindo em toda a carreira e beneficiando todos os professores, porque piso é a remuneração mínima, não o teto. Quando sofre reajuste, portanto, toda a carreira deve ter elevação de valores.

Lutamos pelo cumprimento da lei do piso nacional

Por esta razão, anualmente a APEOESP ingressa com ação judicial para que a lei do piso nacional seja cumprida corretamente.
Lembramos que a primeira ação que impetramos, em 2017, foi vitoriosa em todas as instâncias, resultando na determinação de um reajuste de 10,15%. Entretanto, a então presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, acatou um recurso extraordinário do Estado, a nosso ver irregular, suspendendo o pagamento do reajuste. Recurso da APEOESP até
o momento não foi julgado, apesar de nossas gestões junto a sucessivos presidentes do STF desde então.

Questionada pela APEOESP, SEDUC publica orientação para dispensa de horários para participação nas CIPAs

A partir de questionamento é reivindicação da APEOESP, a CGRH/SEDUC emitiu comunicado assegurando aos professores integrantes das CIPAs dispensa de ponto para participação em reuniões ordinárias e extraordinárias desses organismos.

Entretanto, reivindicaremos a ampliação do total de horas mensais, tendo em vista a necessidade de deslocamentos, sobretudo na Capital, Grande São Paulo e grandes cidades do interior.

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 067/2024)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.