Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação na zona rural de Presidente Bernardes (SP), no início da tarde desta sexta-feira (7). Não houve vítimas.
As chamas foram extintas somente às 17h, após quatro horas de uma operação conjunta que envolveu as defesas civis de Presidente Bernardes e Santo Anastácio (SP), o Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente (SP) e voluntários.
A origem do incêndio ainda é desconhecida, no entanto, a Defesa Civil alerta que o uso de fogo para limpeza de quintais e terrenos, bem como para queima de lixo, “traz diversos problemas para os vizinhos, para a cidade e para a própria pessoa”.
“O fogo provoca a degradação da vegetação nativa, morte de animais silvestres, diminuição da fertilidade do solo, além de reduzir a qualidade e quantidade de recursos hídricos”, observou o coordenador da Defesa Civil de Presidente Bernardes, Gilson Adriano Bento Pereira.
Pereira ainda ressaltou os efeitos negativos das queimadas na qualidade do ar, bem como os reflexos nas mudanças climáticas.
“O fogo agrava a poluição do ar e pode afetar a saúde da população. Estes eventos são considerados importantes fontes de emissões de gases de efeito estufa, acentuando o fenômeno das mudanças climáticas”, completou.
Fonte: G1